O efeito es(e)cola...
QUE DEGREDO VERGONHOSO!!! =0
O efeito escola, que é o reflexo da acção da escola sobre os seus alunos e, idealmente, na comunidade em que se insere, sendo determinado pelos programas, pelos valores, pelas estratégias, e consequência do modo como estas os transforma para que possam ser apropriados pelos alunos. Ou seja, É o resultado da acção da escola expresso no seu público após ser «processado», sendo, em ultima instancia, a verdadeira expressão do sucesso ou fracasso da sua acção relativamente aos objectivos a que se propõe.
No caso da ESE a coisa complica-se pois rapidamente nos apercebemos que não há coerência entre o que se pretende e o que se faz, entre o que se faz e o que se consegue e vice-versa, num contínuo viciado!
Porquê? Isso agora...!
No meio de tanta pretensa eloquência, capaz de ensombrar os poucos que parecem ter alguma noção de realidade, até se esconde alguma esperança de que a coisa seja um dia aquilo que se propõe a ser... mas não está nada fácil!
Alguém me conseguirá explicar o porquê de numa Escola SUPERIOR de Educação que se propõe a exaltar a diferença, buscando uma vivência cooperativa com a máxima concordância possível com a individualidade de cada um; uma escola que procura imprimir práticas pedagógicas diferenciadas com tudo o que lhes é anexo, consegue ter coisas que ficamos sem saber se são um teste à nossa perspicácia ou se conseguem mesmo ser assim tão ineficaz...
Por exemplo, a situação das presenças. Mas quem é que se orgulha para dizer: “A ESE não acredita em faltas, por isso aqui só se assinalam presenças [as quais têm que ter 2/3 para obter aprovação]” é completamente desnecessária alguma explicação sobre as várias maneiras como esta afirmação me assombra, choca e melindra! É que se era suposto ser um trocadilho engraçado, não só não resulta como já ninguém se ri disto, ao 1º impacto, há anos!
Depois temos as belíssimas aulas com os nossos mui queridos professores, que todos sabem explicar e exemplificar durante 1 ano lectivo inteiro todas as coisas que um professor não deve fazer!
E agora deixava de se partir do princípio que os alunos que vão para a ESE têm determinado perfil e agir de forma a vergá-los às expectativas da escola! E agora era a escola que se vergava aos alunos e depois, em pleno direito lhes exigiria tudo aquilo que eles tivessem para lhe oferecer...
Já alguma vez ocorreu a alguém que a resistência dos alunos a envolver-se de modo activo na vida escolar se deve ao facto de não estarem habituados a viver de forma participativa? Ou está tudo esquecido que o pessoal que chega ao superior por esta altura são as primeiras fornadas de reformas que ainda hoje não cumprem com o que se propõe? Vamos lá deixar de nos esconder atrás do “eles são grandinhos, convidamos a participar e eles interessam-se”! Se participar não tiver significado ou visibilidade para o próprio ele não vai fazê-lo porque os senhores professores sugerem! E ainda mais, de que serve participar se informação tem um carácter expositivo e informativo? Afinal que participação é que é possível? E quem é que quer envolver-se a esse nível?
E, por fim, [não por não haver mais que dizer, mas para evitar que isto seja mais um post a metro] tenho que falar do sistema de avaliação só para dizer que o problema, a meu ver, não assenta nos critérios dúbios em que esta se baseia, está no à vontade com que se assume favoritismos e se facilita a vida a alguns.
E depois queixam-se que se fala mal dos alunos da ESE, passem a atribuir as coisas a quem as merece e não a quem gostam mais que isso passa!
E, por favor, arranjem maneira de fazer com que alguns professores, das duas uma, ou tomem a medicação na dose recomendada e não excedam, ou mediquem-nos porque eles já não fazem ideia do que é que andam a fazer, nem onde estão! Também não ficava nada mal aos alunos defenderem-se mutuamente quando vêem que alguem esta a ser prejudicado nas notas [especialmente se o trabalho é de «"grupe"»... [não acham meritocratas??]]
[Entenda-se que há gente com muito para oferecer na ESE, alunos, funcionários, professores! O sistema é aberto, mas os ajustes que faz às alterações que se lhe impõe não é no sentido evolutivo mas sim «acomodativo», e tende a fechar-se sobre si mesmo e morrer!]
EnJoY!
=D