O efeito es(e)cola...
Eis que, após 4 longos anos me licencio da ESE e sabem o que tenho a dizer?
QUE DEGREDO VERGONHOSO!!! =0
O efeito escola, que é o reflexo da acção da escola sobre os seus alunos e, idealmente, na comunidade em que se insere, sendo determinado pelos programas, pelos valores, pelas estratégias, e consequência do modo como estas os transforma para que possam ser apropriados pelos alunos. Ou seja, É o resultado da acção da escola expresso no seu público após ser «processado», sendo, em ultima instancia, a verdadeira expressão do sucesso ou fracasso da sua acção relativamente aos objectivos a que se propõe.
No caso da ESE a coisa complica-se pois rapidamente nos apercebemos que não há coerência entre o que se pretende e o que se faz, entre o que se faz e o que se consegue e vice-versa, num contínuo viciado!
Porquê? Isso agora...!
No meio de tanta pretensa eloquência, capaz de ensombrar os poucos que parecem ter alguma noção de realidade, até se esconde alguma esperança de que a coisa seja um dia aquilo que se propõe a ser... mas não está nada fácil!
Alguém me conseguirá explicar o porquê de numa Escola SUPERIOR de Educação que se propõe a exaltar a diferença, buscando uma vivência cooperativa com a máxima concordância possível com a individualidade de cada um; uma escola que procura imprimir práticas pedagógicas diferenciadas com tudo o que lhes é anexo, consegue ter coisas que ficamos sem saber se são um teste à nossa perspicácia ou se conseguem mesmo ser assim tão ineficaz...
Por exemplo, a situação das presenças. Mas quem é que se orgulha para dizer: “A ESE não acredita em faltas, por isso aqui só se assinalam presenças [as quais têm que ter 2/3 para obter aprovação]” é completamente desnecessária alguma explicação sobre as várias maneiras como esta afirmação me assombra, choca e melindra! É que se era suposto ser um trocadilho engraçado, não só não resulta como já ninguém se ri disto, ao 1º impacto, há anos!
Depois temos as belíssimas aulas com os nossos mui queridos professores, que todos sabem explicar e exemplificar durante 1 ano lectivo inteiro todas as coisas que um professor não deve fazer!
E agora deixava de se partir do princípio que os alunos que vão para a ESE têm determinado perfil e agir de forma a vergá-los às expectativas da escola! E agora era a escola que se vergava aos alunos e depois, em pleno direito lhes exigiria tudo aquilo que eles tivessem para lhe oferecer...
Já alguma vez ocorreu a alguém que a resistência dos alunos a envolver-se de modo activo na vida escolar se deve ao facto de não estarem habituados a viver de forma participativa? Ou está tudo esquecido que o pessoal que chega ao superior por esta altura são as primeiras fornadas de reformas que ainda hoje não cumprem com o que se propõe? Vamos lá deixar de nos esconder atrás do “eles são grandinhos, convidamos a participar e eles interessam-se”! Se participar não tiver significado ou visibilidade para o próprio ele não vai fazê-lo porque os senhores professores sugerem! E ainda mais, de que serve participar se informação tem um carácter expositivo e informativo? Afinal que participação é que é possível? E quem é que quer envolver-se a esse nível?
E, por fim, [não por não haver mais que dizer, mas para evitar que isto seja mais um post a metro] tenho que falar do sistema de avaliação só para dizer que o problema, a meu ver, não assenta nos critérios dúbios em que esta se baseia, está no à vontade com que se assume favoritismos e se facilita a vida a alguns.
E depois queixam-se que se fala mal dos alunos da ESE, passem a atribuir as coisas a quem as merece e não a quem gostam mais que isso passa!
E, por favor, arranjem maneira de fazer com que alguns professores, das duas uma, ou tomem a medicação na dose recomendada e não excedam, ou mediquem-nos porque eles já não fazem ideia do que é que andam a fazer, nem onde estão! Também não ficava nada mal aos alunos defenderem-se mutuamente quando vêem que alguem esta a ser prejudicado nas notas [especialmente se o trabalho é de «"grupe"»... [não acham meritocratas??]]
[Entenda-se que há gente com muito para oferecer na ESE, alunos, funcionários, professores! O sistema é aberto, mas os ajustes que faz às alterações que se lhe impõe não é no sentido evolutivo mas sim «acomodativo», e tende a fechar-se sobre si mesmo e morrer!]
EnJoY!
=D
QUE DEGREDO VERGONHOSO!!! =0
O efeito escola, que é o reflexo da acção da escola sobre os seus alunos e, idealmente, na comunidade em que se insere, sendo determinado pelos programas, pelos valores, pelas estratégias, e consequência do modo como estas os transforma para que possam ser apropriados pelos alunos. Ou seja, É o resultado da acção da escola expresso no seu público após ser «processado», sendo, em ultima instancia, a verdadeira expressão do sucesso ou fracasso da sua acção relativamente aos objectivos a que se propõe.
No caso da ESE a coisa complica-se pois rapidamente nos apercebemos que não há coerência entre o que se pretende e o que se faz, entre o que se faz e o que se consegue e vice-versa, num contínuo viciado!
Porquê? Isso agora...!
No meio de tanta pretensa eloquência, capaz de ensombrar os poucos que parecem ter alguma noção de realidade, até se esconde alguma esperança de que a coisa seja um dia aquilo que se propõe a ser... mas não está nada fácil!
Alguém me conseguirá explicar o porquê de numa Escola SUPERIOR de Educação que se propõe a exaltar a diferença, buscando uma vivência cooperativa com a máxima concordância possível com a individualidade de cada um; uma escola que procura imprimir práticas pedagógicas diferenciadas com tudo o que lhes é anexo, consegue ter coisas que ficamos sem saber se são um teste à nossa perspicácia ou se conseguem mesmo ser assim tão ineficaz...
Por exemplo, a situação das presenças. Mas quem é que se orgulha para dizer: “A ESE não acredita em faltas, por isso aqui só se assinalam presenças [as quais têm que ter 2/3 para obter aprovação]” é completamente desnecessária alguma explicação sobre as várias maneiras como esta afirmação me assombra, choca e melindra! É que se era suposto ser um trocadilho engraçado, não só não resulta como já ninguém se ri disto, ao 1º impacto, há anos!
Depois temos as belíssimas aulas com os nossos mui queridos professores, que todos sabem explicar e exemplificar durante 1 ano lectivo inteiro todas as coisas que um professor não deve fazer!
E agora deixava de se partir do princípio que os alunos que vão para a ESE têm determinado perfil e agir de forma a vergá-los às expectativas da escola! E agora era a escola que se vergava aos alunos e depois, em pleno direito lhes exigiria tudo aquilo que eles tivessem para lhe oferecer...
Já alguma vez ocorreu a alguém que a resistência dos alunos a envolver-se de modo activo na vida escolar se deve ao facto de não estarem habituados a viver de forma participativa? Ou está tudo esquecido que o pessoal que chega ao superior por esta altura são as primeiras fornadas de reformas que ainda hoje não cumprem com o que se propõe? Vamos lá deixar de nos esconder atrás do “eles são grandinhos, convidamos a participar e eles interessam-se”! Se participar não tiver significado ou visibilidade para o próprio ele não vai fazê-lo porque os senhores professores sugerem! E ainda mais, de que serve participar se informação tem um carácter expositivo e informativo? Afinal que participação é que é possível? E quem é que quer envolver-se a esse nível?
E, por fim, [não por não haver mais que dizer, mas para evitar que isto seja mais um post a metro] tenho que falar do sistema de avaliação só para dizer que o problema, a meu ver, não assenta nos critérios dúbios em que esta se baseia, está no à vontade com que se assume favoritismos e se facilita a vida a alguns.
E depois queixam-se que se fala mal dos alunos da ESE, passem a atribuir as coisas a quem as merece e não a quem gostam mais que isso passa!
E, por favor, arranjem maneira de fazer com que alguns professores, das duas uma, ou tomem a medicação na dose recomendada e não excedam, ou mediquem-nos porque eles já não fazem ideia do que é que andam a fazer, nem onde estão! Também não ficava nada mal aos alunos defenderem-se mutuamente quando vêem que alguem esta a ser prejudicado nas notas [especialmente se o trabalho é de «"grupe"»... [não acham meritocratas??]]
[Entenda-se que há gente com muito para oferecer na ESE, alunos, funcionários, professores! O sistema é aberto, mas os ajustes que faz às alterações que se lhe impõe não é no sentido evolutivo mas sim «acomodativo», e tende a fechar-se sobre si mesmo e morrer!]
Para mais considerações sobre este assunto sugere-se a consulta do blog Estefanilha lda
EnJoY!
=D
<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):
Não tenho muito a dizer... apenas um grande LOL
Pois eu faço copy paste das tuas palavras, com a tua autorização para não plagiar, claro!!!( na ESE ensinaram-nos que não devemos plagiar,...)
Olha eu até tenho muito a dizer!!!! LOL!!!!Mas acho que nem me vou adiantar porque senão não saio daqui!
LOL
Bem quem é da ESE e até vive nesta dimensão sabe do que fala o post da babi! Quem não é deve ter ficado a perceber! E os que são mas vivem numa realidade à parte, também não vale a pena entrar em explicações porque este blog não faz parte dos seus favoritos!
Posso referir mais um pormenor interessante! Uma história de vida, a minha!
Passei cinco anos na ESE! A folha de presenças raramente via o meu nome! Às sextas feiras a cama era a minha melhor amiga! Fui a seis exames, caso raro na ESE onde todos os "fofinhos" têm o trabalho facilitado! Tirei boas notas! Tive média para ir a mestrado! E sai da ESE, estranhamente e de forma chocante, com o mesmo conhecimento e competências que os meus queridos colegas, que nem sequer sabiam o caminho da avenida!
AH!!! Já me esquecia!!! Fui e continuo a ser da Tuna Sadina, esse grupo de supostas bêbadas da ESE, e até trabalho!!! Como é que é possível!!! Pior até tenho namorado, já acabei o curso há 3 anos e ainda não me casei nem tive filhos!!!!
Ah sacrilégio! Que ordinária sou!!!
LOL
P.S. Babi conseguiste adquirir competências graças a ti e ao teu espírito questionador e empreendedor!!! Boa sorte para o futuro e continua a questionar-te!!!!!
tadinha! não lhe desejes a má sorte de ir para a prossegur.... LOL!!!! Tou a brincar amiga! o Raio-x é o máximo! a melhor experiência que já tive! ganhei amigos e um grande amor, assim como o título de cabra!
Mas prossegur!! tipo recibos de ordenados a zeros.....
Ainda se fosse ICTS
LOL
Olá!
Eu sou estudante da ESE e sei bem do que se fala!!
Muito se podia falar sobre o que se passa na ESE... Mas vou apenas referir alguns tópicos que me parecem relevantes!
Quando ingressei para o Ensino Superior foi uma grande alegria e conquista, pois tudo o que conquistei até hoje, foi por merito próprio e nada foi de mão beijada,foi á custa de trabalho (pouco ou muito... mas trabalho)e valor!
Nesa altura, quando vi as pautas e tinha finalmente conseguido atingir os meus objectivos e Entrar na faculdade, fiquei super contente,pois para além d ter entrado para o que queria, até estava perto de casa! Ao chegar à ESE, pensei que muito provavelmente iria passar os melhores 4 anos da minha vida! É uma fase em somos mais crescidinhos, sabemos o que queremos, altura em que nos formamos (como profissionais, mas também enquanto pessoas).
actualmente estou no 3ºAno, confesso que se hoje tivesse a oportunidade de estudar fora de Setúbal, que o faria!
A ESE não é, e está longe de ser "Um Mar de Rosas", enganem-se que ouvem discursos muito bonitos nas entregas de diplomas!!
Durantes estes 3 anos, tenho passado por muitas dificuldades, gente que não presta, e desculpem a expressão... mas só ha gente de merda k fazem de tudo para foder o próximo, mesmo quando pensameos que esse próximo pode ser nosso amigo! professores k atribuem notas não pelo valor do aluno, mas pela dose de graxa que dá durante o ano! Gente que passa por cima de tudo e tds para atingir os seus fins... Neste caso que são as notas!
É de lamentar que hajam professor que fazem questão de alimentar rivalidades entre turmas, e mesmo dentro da propria turma todos se querem comer!!!
Também nem tudo é mau... felizmente conheço pessoas 5 estrelas na ESE, mas sinceramente a sua grande maioria não vale nada!!
Felizmente pertenço à Tuna Sadina! parece que todo o pessoal "Fixe" está inserido nela!!!
É graças a esta Tuna, que se sei ou vivo o tal "espirito ACADÉMICO"... somos pessoas normais, estudantes universitárias, jovens que gostam de sair, aproveitar a vida, mas também conscientes da realidade! Tb somos responsáveis!!
P.S. axo k me alonguei um pouco... mas este assunto dava panos para mangas!!
Ps1- tudo o que referi, foi generalizado!!
apenas refiro factos que já passei por eles!
Beijooooo*
Desculpem lá algumas gralhas... á que este assunto deixa-me nervosa!!! lol
Em questão às falats... esqueci-me de dizer que axo inadmissível no Ensino Superior existir esse tipo de normas!!
como disse anteriormente... No Ensino Superior pensa-se que as pessoas sejam "grandinhas, crescidinhas" o suficiente para não haver este tipo de coisas!
Eu sou "Vitima" desse sistema d faltas, pois já chumbei a uma cadeira por ter excedido o número de faltas estabelecido!
Ou seja... Chumbei por faltas e não por competência!!
lol
Eu felizmente já andei numa escola que se pode intitular de ensino superior e dentro do IPS, mas qd cheguei à ESE o meu choque foi tão grande que apesar de já ter terminado o curso o choque ainda se mantém, é pena porque penso que podia até ser uma boa escola se não existissem as "línguas de papel higénico", notas dadas pelas referidas línguas e não pelo real mérito (ah ah ah!!!) dos alunos e é muito triste ver colegas que deveriam se unir para defenderem as suas aprendizagens justas e não pelo contrário anda meio mundo a lixar meio mundo.
E outra coisa, colegas que vão contar coisas a professores sobre outros colegas só para os lixar, meus amigos isso é muito FEIO!!!
Para pensar sobre...
O que falta, afinal? O que mudaria as coisas para um paraíso educativo? Umas aulas que dessem poder e lucro aos ditos especialistas em pedagogia, e inspecções, avaliações, feitas pelos mesmos ou, na melhor das hipóteses, por conselhos de sábios, obviamente nomeados politicamente, entre as pessoas de confiança.
Cada pedagogo, como dizia Leonardo Coimbra, pode ser o fantasma dos nossos sonhos que de noite envenenou as fontes... Ou pode ser um génio benévolo... Alguém sabe quem vai tutelar a arregimentação pedagógica entre nós?
O descrédito dos sábios muito sábios da educação, cheios de receitas, está à vista: sucessivas reformas educativas que inspiraram têm falido (não só em Portugal, como noutros países do primeiro mundo) e o nível educativo tem caído a abismos de ignorância que é “um espanto”.
vejam o paradoxo: os estudantes reclamam que os docentes universitários não têm pedagogia porque são teóricos em excesso. Mas a panaceia para esse mal é que tenham eles aulas teóricas, dadas por quem não sabe das suas matérias.
Quem quer acreditar nisto?
Que iria isto melhorar?
Em contrapartida, infelizmente, os estudantes não sabem frequentemente o que é a formação pedagógica dos docentes universitários. Ela existe. Pode melhorar. Deve melhorar. Mas dentro da linha legalmente prevista hoje, e que tem dado magníficos frutos quando aplicada.
Os médicos sabem perfeitamente os bons e maus habitos que devemos ter para nos manter-mos saudaveis, assem como um jurista sabe perfeitamente quando corrumpe a lei... devendo ele ter um sentido de justiça muito apurado!!
Ambos sabem da sua profissão, mas será que aplicam aquilo que proferem na sua vida?
Eu posso saber que n é agradavel, para os que me rodeiam, ser algumas vezes intolerante.Posso conseguir inclusivé, avaliar esse tipo de comportamento noutras pessoas como sendo uma qualidade que as prejudica! Eu ter esse mesmo defeito ou feitio, saber que deveria mudá-lo, e até então ainda n ter conseguido, invalida que não desperte os outros para esse tipo de comportamento?
Fui aluna da ESE. Reconheço que n é perfeita. No entanto, sei que,no geral, o seu intuito é formar e fazer crescer, cada um de nós!
Saudações e sejam felizes!!!
Hoje em dia posso ilustrar um pouco do que falo, vejam-se os posts recentes sobre avaliação no Estefanilha Limitada [recentes em Julho de '06]
O problema é mesmo esse cara "man", do intuito da ESE à sua acção há um abismo brutal...
8)
EnJoY!
Enviar um comentário
<< Home