19 maio, 2008

Mais uma vez a bater no ceguinho

Quando eu pensava, talvez na minha inocência, que a tolerância, ou melhor, compreensão, das pessoas estava a aumentar e a chegar aos parâmetros, por mim considerados mínimos no ser humano, há sempre alguém que surpreende. pela negativa, claro.
Mas, desta vez, em vez de escrever de forma inflamada ou de encontrar metáforas, pego o boi pelos cornos e chamo as coisas pelos nomes, pode ser que assim, as pestanas que continuam fechadas se abram e a estupidez e crueldade pura das pessoas baixe e de animais se comecem a assemelhar com seres humanos.

Falo de Lupus e porquê?? Simples, falo por que é algo que me acompanha há dez anos.

Comecemos pelo princípio, o Lupus não é contagioso, não faz de "nós" coitadinhos nem coisa que se pareça. Os doentes lúpicos são pessoas perfeitamente normais, que podem ter algumas limitações que o resto da população saudável não tem.
É uma doença auto-imune, o que significa que produz anti-corpos próprios (ANA e Anti DNA), que actuam directamente sobre o núcleo das células e ADN. Este "ataque" faz com que as pessoas desenvolvam uma espécie de "alergia" a si próprias. Tudo isto resulta em dores articulares, inflamação das articulações (que doi como tudo, diga-se de passagem...), fotosensibilidade, problemas renais (que se podem tornar graves), problemas de coagulação sanguínia , etc, etc.
Os tratamentos são chatos, prolongados, quando há internamentos, também eles são chatos e prolongados.

Tudo isto é apenas um resumo muito breve (mesmo) do que acontece a pessoas como eu. É claro que há outras implicações que envolvem depressões, esgotamentos nervosos, resultantes da alteração da auto-imagem provocada pela medicação e tantas outras coisas que tais. Mesmo assim, todas estas complicações não fazem de "nós" uns coitadinhos que precisam que lhes passem a mão pela cabeça e de muita ajuda, pena e comiseração pela parte dos outros. Muito menos faz com que precisemos de ser favorecidos em relação aos outros e que queiramos que isso aconteça. Muito pelo contrário, apenas precisamos de respeito e de consideração, como qualquer outra pessoa. Apenas existem algumas limitações que cada um pode ter e que sabe reconhecer, se isso poder ser reconhecido pelos outros, melhor!!!!

Qualquer esclarecimento mais aprofundado que necessitem vejam a net, o que não faltam é sites por aí.

<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):

Blogger Legal Adviser said...

É da ignorância que o povao cultiva a felicidade! e assim vamos, a fazer julgamentos hediondos de pessoas que por meros e felizes acasos passam na nossa vida, injustiçando sem por um momento olharmos para nós, sem entendermos que o valor humano é que nos distingue! Como seres vivos, talvez sejamos os únicos capazes de crueldade! A ti minha cara amiga, hoje e só a ti, nem mais nem menos, és uma mulher!

beijos

12:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É a falta de conhecimento e o nao se darem ao "trabalho" de querer saber que faz com que as "pessoas" ajam assim dessa maneira...:S
Sempre achei que o pior que podiam fazer a uma pessoa com problema ou não é chamar de coitadinho ou terem pena em vez de apoiarem e dar força...

Pulguinha... ANIMO..FORÇA e para a frente que é caminho ;)


PS: Não está esquecido cafezinho :P

2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Formiga

estou contigo.

Muita força

Beijo

Gustavo

10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

n pude deixar de comentar ate pk a pessoa q mais amo no mundo tem lupus... a mnh mae! ja me foi igualmente diagnosticado, mas a mim preocupa me mais as pessoas q me rodeiam do q de facto eu ter o problema cmg tb! so te quero desejar muita forca, e lembra te smp q es uma pessoa q tem tido uma forca fantastica e es um exemplo a seguir!!! um beijao enorme cm uma saudade enorme dos nossos tempos de ratas!!! hehehe

8:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home