25 janeiro, 2007

Os hipócritas de Portugal!

Ora, vamos lá falar daquele assunto que anda na boca do mundo (Mais concretamente o nosso pequeno mundo à beira mar plantado).... Não era concretamente a minha intenção versar sobre este tema.... Mas há determinadas coisas que têm vindo a ser ditas que.... bem.... Que me arrepiam a espinha, fazem com os dedos dos pés se encarquilhem e deixam o corpo tenso... conhecem a situação??

É que às vezes, existem determinados seres humanos que, consciente ou inconscientemente, dizem barbaridades tão grandes, tão despropositadas que me fazem falar sozinha em tom alterado contra a minha pobre televisão, que não tem culpa nenhuma!

Comecemos portanto... Não vou analisar ou estender-me demasiado, porque senão tinha aqui um post de 5 páginas, mas ao dizer-vos qual a frase em questão, que me deu a volta ao estômago, decerto, ou não, perceberão esta minha reacção física!

“ – A prática do aborto é igual é pena de Morte”!!!

Esta fantástica afirmação, apesar de não estar ipsis verbis, veio da boca de um bispo católico português! Aliada ao facto de alguns padres católicos estarem a cometer infracções à lei portuguesa, quando fazem campanha pelo não durante as missas (influenciar o voto através da religião, nas missas, é punível com prisão) é realmente alvo fácil por quem até não tem memória curta no que diz respeito a penas de morte... Inquisições... Evangelizações... Sei lá... existem tantas opções em que a palavra pena de morte se pode enquadrar!

Neste momento só tenho de concordar com o nosso anterior Presidente da República, Jorge Sampaio, quando este se diz estar triste e envergonhado com Portugal, com o caminho que os debates e as campanhas estão a levar!

Por favor cinjam-se à pergunta!!! A única questão aqui, e a principal, é saber se as mulheres que praticam aborto devem ou não ser criminalizadas por isso!

Como mulher, acho que, dificilmente, qualquer mulher que faça um aborto, esteja à vontade com o acto! Dificilmente, a mulher toma esta decisão de ânimo leve! Praticamente nenhuma delas está realmente a favor de praticar um aborto... E digo “dificilmente”, porque como em tudo existem excepções!!! Há por aí mulheres que nem mães merecem ser....

Mas a excepção não é regra e nenhuma mulher deve pagar pelos “pecados” e pela culpa milenar que lhe tentam incutir! O corpo é seu! E a vida “terrena” é sua!!! Quanto à sua alma (que segundo alguns padres portugueses será excomungada) essa pertence a Quem e Onde ela acreditar que pertença!

E mais não digo, que isto que aqui está já dá panos para mangas!!!! Não vale a pena estar para aqui com alíneas e sub-alíneas a este tema tão vasto!

19 janeiro, 2007

Nandinho, És o Maior!!!!

“Pedras no Caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo!” Esta fantástica pérola de Fernando Pessoa fez-me sorrir de tal forma que tive que escrever qualquer coisa!

Faz parte de um texto de sua autoria intitulado “Ser Feliz”! Mas para terem uma ideia, melhor do que aquela que a minha simples explicação poderia alcançar, passo a transcrever o texto! (Digo Simples, pois ao pé de Fernando Pessoa, meus amigos tudo o que possa escrever será sempre “simples”! És grande Fernando!!!)

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história¹. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo Todas, um dia vou construir um castelo...¹”

Fernando Pessoa

Ora que mais posso eu dizer se não deixar-vos ler o texto e reflectir sobre o mesmo! Até tu anónimo1! Se estás a ler isto é porque perdeste tempo a entrar no blog, portanto perde mais uns segundos, lê e pensa sobre isto. Quanto a ti anónimo 2, se calhar deveria ter ido buscar um texto de Isabel Alçada, para estar bem mais dentro de um género infantil... Mas olha... “AUA”² para ti!!!! LOL

P.S.¹ É de notar a frase 1 a negrito! Já o Fernando Pessoa atingia o que muita boa gente hoje em dia não faz um esforço para perceber! É tão mais fácil “cortar os pulsos” do que admitir as próprias falhas! É tão mais fácil culpara todos menos o maior culpado de todos: A própria pessoa! Para bom entendedor meia palavra basta... para os maus reler vários textos da minha autoria! LOL!
Quanto à frase 2, não resisti a reforçar a ideia inicial! É realmente muito boa! O meu castelo ainda é pequeno, mas já significativo... Venham mais pedras, que eu passo por cima! Quantas mais, maior as alas e as torres... Maiores os salões de baile para dançar ao som das arpas e dos bardos! Hehehehehe!!!!!

P.S.² Do dicionário de Setubalense viso - Setubalense: “Qué isso pá”

12 janeiro, 2007

Impotência ou Incapacidade?

Muito no mesmo espírito do post da Xinola e, retomando o assunto típico de Janeiro: As resoluções de Ano Novo, ou melhor as análises do ano que expira.

Nos últimos dias do ano é comum analisar-se o rumo que a nossa vida tomou, apreciando minuciosamente todos os altos, baixos e médios. Com base nessas conclusões esboçam-se os famosos e previamente referidos, Evangelhos segundo aquele que acha que tem que mudar; Evangelho segundo aquele que sente que tem de mudar; Evangelho segundo aquele que se não arranjar nada para querer mudar não transita para o ano seguinte; e por aí em diante, num rol infindável de opções conforme os credos.

Nada disto seria assunto para reflectir num blog se [a-ah! pois é, SE] isto não tendesse para um ciclo vicioso um tanto ao quê ridículo! Passo a elaborar: O pessoal reflecte afincadamente sobre 365 dias da sua vida numa janela temporal que vai de 1 a 72 horas [só esta relação entre o vivido e o analisado dava um post! LOL], dessa ponderação, pessoalmente, considero que as decisões que dela são consequência verdadeiras pérolas de sabedoria PoP [efémeras como bolas de sabão]. Mas também não é aqui que incide a minha questão, mas sim na forma como as pessoas tendem a analisar as coisas e os anseios que movem as suas decisões.

Vejamos, temos todos a tendência a começar pelo que correu menos bem e [tal e qual sundae] pôr-lhes por cima, para finalizar e sentirmos que afinal não foi assim tão mau, as natas e a cereja de tudo de bom que dele [o ano] adveio. Contudo... não está na organização das ideias, mas sim no ângulo em que se abordam as coisas. Para começar, o mau é sempre fruto de situações descritas como impostas por 3ºs, sobre as quais não temos nenhum poder de decisão, as coisas boas, por outro lado, são sempre recompensas karmicas das boas acções que se praticam. [Tenham dó!!!] Mais selvático torna-se a forma como nos insurgimos contra a passividade e resolvemos que “é desta que tudo vai mudar” [de certezinha que si!!! LoL]. E, eis que, este ímpeto desperta, sem demora nenhuma, a ordenação de uma série de desculpas e justificações que apresentamos a nós próprios, ilustrando o porquê da falácia das nossas resoluções... Isto irrita-me! Esta passividade tira-me do sério, cansa-me ouvir essa conversa que poderia intitular-se “deixa-me ver se a minha a minha conversa cola e alguém se compadece da minha impotência”, nestes momentos sinto-me a grilhões na minha própria vida.

E pergunto-me, seremos impotentes de gerar/impulsionar as mudanças que almejamos? Será impotência ou somos simplesmente incapazes de tomar a iniciativa para fazer seja o que for? Tornámo-nos assim tão ociosos?

Costuma dizer-se que vivemos na época do “fast-life”, não temos tempo para desperdiçar e precisamos de soluções rápidas, simples e eficazes! Mas desde quando é que, para viver de acordo com o que aspiramos, o tempo que precisamos para nos metamorfosear, assim como os sacrifícios a que nos submetemos, é desperdício?


EnJoY!
8)

05 janeiro, 2007

2006 já lá vai!!! Venha mais um que a “gente” aguenta!!!!!

Bom ano!!!! Para todos os nossos leitores assíduos (três fixas e um ou outro que por aqui se perdem)!!!!!!

Espero que tenham todos entrado em 2007 como aqui as destemidas, (Sim Fu, não estiveste connosco em presença, mas estiveste sempre no nosso pensamento) debaixo de uma chuva incessante cantando a plenos pulmões : “Conta-me histórias daquilo que eu não vi......”!!!
Digamos que foi uma passagem de ano molhada, logo abençoada!!!!

Abraçámos o novo ano, pondo uma pedra no defunto 2006! Esta sim é a altura de decisões! Aquelas que duram até mais ao menos Fevereiro, mas vividas como sérias até lá! LOL

Vou deixar de fumar, vou começar a fazer ginástica, vou comer menos porcaria e gastar menos dinheiro em noitadas com os amigos! Eis aqui algumas das promessas que fazemos a nós próprios no início de cada ano, e que depressa deixamos esmorecer pela habituação do dia a dia!!!

Pois aqui vos deixo uma proposta, caros 4 ou 5 leitores, hehe!!

Vamos todos analisar o que de bom e de mau 2006 nos trouxe! Abracemos o bom e melhoremo-lo sempre! Aprendam as lições com o mau e enterrem-no juntamente com o pessimismo e a ignorante apatia perante as decisões que vão sendo adiadas para amanhã!

Mas a sério! Vamos todos tentar, juntos, que é para custar menos, levar as nossas decisões para além de Fevereiro!

Quanto a mim tenho vindo a fazer um reflexão desde o dia 1! Quanto a mudanças muito poucas, porque o que de mau tive em 2006, também o tive em 2005 e continuarei a tê-lo em 2007 enquanto não tapar definitivamente o buraco das desilusões que tenho tido por causa de alguns hipócritas!

Eu cá posso ser calma e ponderada, mas enquanto esta espécie de pessoas, na qual me incluo, não conseguir esquecer os constrangimentos e pôr para fora o que as incomoda, nunca irá enterrar o “mau”, apenas irá conseguir tapá-lo com areia, daquela fininha que o vento vai levantando!

Pois cá vai um desabafo do fundo do fim do mundo! Chorei e sofri por amizades que tinha como certas, mas que me falharam quando isso era o pior que me podiam ter feito! Perdi bem mais do que 21 gramas de alma quando me apercebi que as intrigas feitas a meu respeito por uma cabra maior do que aquela por que me tomaram, foram levadas como certas sem que uma única questão tivesse me tivesse sido feita directamente!

Ora para essas pessoas que se deixaram levar por mentiras despeitadas e me fizeram sentir como se estivesse a mais em diversas ocasiões só desejo um: Óptimo 2007!!! Tudo de Bom e que nunca provem do veneno da vossa fraqueza humana! E acima de tudo! Estão perdoadas, mesmo que nunca me tenham pedido desculpa! Estão perdoadas porque agora sei que a etapa de vida onde me encontro está muito mais além do que a vossa! A minha alma e o meu coração já têm vivências, nesta e nas outras vidas, que as vossas ainda não atingiram, ou não aprenderam com o passar dos tempos.

Principalmente, sofri por causa de uma pessoa que, indirectamente me fez muito mal, mesmo antes do mal que ela pensa que eu lhe fiz! Sim, minha querida, eu sei que tudo foi premeditado! E quem ganha dessa maneira, mais cedo ou mais tarde perde!

Mas hoje e sempre só lhe desejo o melhor, e acima de tudo que se encontre, finalmente, através dela e por ela. Sozinha primeiro, para que depois consiga estar acompanhada a sério! Sem jogos nem melodramas! Espero sinceramente que aprenda o que é viver, sem ser através da vida dos outros! A dela também é boa, se assim ela quiser!

E por fim, só tenho que lhe agradecer! Conseguiu mostrar-me quem são os meus verdadeiros amigos e conseguiu fortalecer ainda mais algumas amizades que resistiram às mentiras!

OK! Não está tudo dito, mas o essencial está aqui!!! Através da escrita libertei alguns fantasmas que tão mal me têm feito! Libertei rancores que apesar do perdão ainda me atormentavam! Agora estou mais leve! Agora sim posso viver sem sombras o que de bom 2005 e 2006 e até 2004 me trouxeram! O amor da minha e para a minha vida! O pedaço de alma que faltava à minha! A minha base, na vida que escolhi e abraço todos os dias! Porque eu sei quem sou e o que quero! Os amigos que fiz e que me conhecem realmente! Vocês sabem quem são! Podem não fazer parte efectiva aqui dos destemidos, mas para mim serão sempre destemidos!

Adoro-vos a todos! Um excelente ano de 2007. Desejo-vos a todos o dobro do que desejam para mim!!!! Hehehehe! A vocês sei que posso dizer isto que a vossa vida terá um céu limpo, sem nuvens, nem tempestades!

P.S. O que perdi de alma já recuperei, assim, a quadruplicar!!!!! Só o meu estorninho transborda por mim a fora!!!! LOL Fora os destemidos e os bons amigos que ficaram....