12 janeiro, 2007

Impotência ou Incapacidade?

Muito no mesmo espírito do post da Xinola e, retomando o assunto típico de Janeiro: As resoluções de Ano Novo, ou melhor as análises do ano que expira.

Nos últimos dias do ano é comum analisar-se o rumo que a nossa vida tomou, apreciando minuciosamente todos os altos, baixos e médios. Com base nessas conclusões esboçam-se os famosos e previamente referidos, Evangelhos segundo aquele que acha que tem que mudar; Evangelho segundo aquele que sente que tem de mudar; Evangelho segundo aquele que se não arranjar nada para querer mudar não transita para o ano seguinte; e por aí em diante, num rol infindável de opções conforme os credos.

Nada disto seria assunto para reflectir num blog se [a-ah! pois é, SE] isto não tendesse para um ciclo vicioso um tanto ao quê ridículo! Passo a elaborar: O pessoal reflecte afincadamente sobre 365 dias da sua vida numa janela temporal que vai de 1 a 72 horas [só esta relação entre o vivido e o analisado dava um post! LOL], dessa ponderação, pessoalmente, considero que as decisões que dela são consequência verdadeiras pérolas de sabedoria PoP [efémeras como bolas de sabão]. Mas também não é aqui que incide a minha questão, mas sim na forma como as pessoas tendem a analisar as coisas e os anseios que movem as suas decisões.

Vejamos, temos todos a tendência a começar pelo que correu menos bem e [tal e qual sundae] pôr-lhes por cima, para finalizar e sentirmos que afinal não foi assim tão mau, as natas e a cereja de tudo de bom que dele [o ano] adveio. Contudo... não está na organização das ideias, mas sim no ângulo em que se abordam as coisas. Para começar, o mau é sempre fruto de situações descritas como impostas por 3ºs, sobre as quais não temos nenhum poder de decisão, as coisas boas, por outro lado, são sempre recompensas karmicas das boas acções que se praticam. [Tenham dó!!!] Mais selvático torna-se a forma como nos insurgimos contra a passividade e resolvemos que “é desta que tudo vai mudar” [de certezinha que si!!! LoL]. E, eis que, este ímpeto desperta, sem demora nenhuma, a ordenação de uma série de desculpas e justificações que apresentamos a nós próprios, ilustrando o porquê da falácia das nossas resoluções... Isto irrita-me! Esta passividade tira-me do sério, cansa-me ouvir essa conversa que poderia intitular-se “deixa-me ver se a minha a minha conversa cola e alguém se compadece da minha impotência”, nestes momentos sinto-me a grilhões na minha própria vida.

E pergunto-me, seremos impotentes de gerar/impulsionar as mudanças que almejamos? Será impotência ou somos simplesmente incapazes de tomar a iniciativa para fazer seja o que for? Tornámo-nos assim tão ociosos?

Costuma dizer-se que vivemos na época do “fast-life”, não temos tempo para desperdiçar e precisamos de soluções rápidas, simples e eficazes! Mas desde quando é que, para viver de acordo com o que aspiramos, o tempo que precisamos para nos metamorfosear, assim como os sacrifícios a que nos submetemos, é desperdício?


EnJoY!
8)

<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):

Anonymous Anónimo said...

Escrever estas "lindas" reflexões é tão perda de tempo (se não mais) que as ponderações optimistas de fim de ano... mas enfim... cada um perde o tempo como mais gosta...

Bom Ano

2:48 da tarde  
Blogger Babi said...

Sim se faz favor!

Muito obrigada pela sucinta reflexão!

BOM ANO!

8)

9:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo,

Tens razão... Cada um perde o tempo como mais gosta... Uns a reflectir... Outros a reflectir sobre as reflexões dos outros... E a outros perdem-no simplesmente na ilusão de que o estão a ganhar!

Haja quem reflicta e haja quem aja!!!

Bom Ano!

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que agressividade é essa Verinha?... era só um comentário...

5:18 da tarde  
Blogger Vera Martins said...

Onde tu "anónimo" vês agressividade eu vejo (e visto que fui eu que escrevi, portanto devo saber) novamente reflexão! um pequena e sintetizada reflexão sobre um igualmente sintetizado comentário!

Já agora, Verinha é só para os amigos! E esses não são anónimos... :P

8:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

voces sao tao..infantis

9:27 da tarde  
Blogger Vera Martins said...

LOL! "Amigo" o pessoal por aqui gosta mesmo é de escrever e de reflectir em conjunto!!!! Não percebo a dica da infantilidade!!!!

E já agora quem me trata por verinha conhece-me bem ao ponto de perceber o que está aparente e não inerente aos meus posts e comentários!

Ainda bem que a nossa infantilidade e a "futilidade" do tema te incomodam e te fazem reflectir! Como disse haja alguém que o faça, já que esse é o nosso objectivo!

Agora tenta um pouco mais, porque argumentos como "infantilidade" parecem-me ser demasiado limitados para a boa e saudável discussão de ideias que por aqui começava a despontar!

12:55 da manhã  
Blogger Babi said...

IHIHIHIHIHIHI!!!

Que grande rango azedo que aqui vai!! LOLAO!!!

Mas por favor não parem agora que eu cheguei! LOL!!

Desde já quer agradecer a presença de um adulto concerteza maduro, ponderado e equilibrado aqui no fundo do fim do mundo! [txa-ram!!!]

Sinto-me rejubilante!

Caro/a [ou /o (LOL)] Anonymous:

Mais uma vez obrigada pelo teu comentário!

É sempre bom ouvir que escrevo "lindas" reflexões, já que todo o meu post revolve em torno da perda de tempo e do modo como as pessoas o encaram, é lisonjeador que haja quem escolha "perder" o seu tempo neste canto da "blog-o-esfera" =)

No entanto caro anonymous, e cito:

"voces sao tao..infantis"

Da minha parte quero agradecer-lhe pela qualificação [e deixo ao seu critério a entoação de leitura desta afirmação]!8)

No entanto [retomando], parece-me que desta vez a sintese foi um tanto ao quê demasiado sintética e acaba por ficar (quer se queira, quer não) impregnada na sua própria semântica, o que a meu ver, é lamentável, mas ao seu, se calhar, é intencionalidade.

qui sais ou """quiça!""", como se preferir...

EnJoY!!!

=D

8:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Calam aí amiguinhas.... eu sou o primeiro e segundo anonimo... mas este é o mal de escrever anonimo... quero criar suspense e depois acabo tramado... essa boca da infantilidade já não fui eu... não tomem os anonimos todos por igual.... :)

10:29 da manhã  
Blogger Babi said...

LOL!

FIM DO MUNDO! FIM DO MUNDO!!

Tranquilo!

Daí para cada momento um novo "caro anonymous"!!!

LOL



FIM DO MUNDO!! FIM DO MUNDO!!!

EnJoY!

=D

10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

hummmm, parece que tenho de calçar os SALTOS ALTOS que até estão de novo na moda e dizer ao caro anónimo que às vezes a IMPOTÊNCIA provoca uma espécie de falha no sistema que liberta essa agressividade, sob a forma de fustração e fúria, mas há remédio para isso...ihihihih

parafraseando a minha amiga..."STRICK A POSE" e "ENJOY"

Cat

11:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

:P LoL é cómico, alguém que assina em anónimo dar-se ao trabalho de vir escrever algo como... "Vocês são tão..infantis". Serei só eu a achar isto ridículo?! Sr. Anónimo Maduro tu queres é festa LoL =P Bem não vale a pena aprofundar, continuando…

A todos os anónimos que andam por aí, se não querem ser confundidos arranjem o vosso próprio nome anónimo pessoal... LOL
Tipo Rato Mickey, Cindy entra em 2007, anónimo_80 (very hotmail style =P) Assim sabemos sempre de que anónimo se trata e não levam com comentários devido a outros anónimos. Muito confuso?! Anónimos a mais?! =P

Quanto ao fim 2006 inicio de 2007 ser sempre aquela altura em que tomamos decisões e mudamos de vida… Vá lá! Ainda sou uma criança e acho que já aprendi que isso não é bem assim. Mudei bastante durante o ano de 2006 mas não foi por em Janeiro ter reflectido sobre o ano anterior e decidido que tinha de mudar. Muitas vezes as mudanças surgem quando menos esperamos. Reflectir é bom mas não o façam só no dia 31 de Dezembro, façam-no todos os dias de 2007 e talvez assim cheguem ao fim do ano “melhorados”.
Na Passagem de Ano divirtam-se ao máximo! Sejam uns Loucos! :D Aliás nada melhor que uma desculpa para estar junto das pessoas que gostamos numa alta party =D Melhor ainda quando esta é geral! O pessoal anda todo louco! :D Por isso não pensem demais nesse dia… têm um ano inteiro para o fazer.
Desejos, claro que os fiz. :D Cada passa, cada gole de champanhe cada desejo! 12 desejos para o novo ano =D Contar-vos?! Não me parece, pelo que dizem ao fazê-lo os desejos não se realizam =P
Bom 2007 para todos! :D

3:48 da tarde  
Blogger Babi said...

'tou a pressentir uns medos...

tsk, tsk!

Agora que isto estava a prometer :(

Bahhhhh!!!

É o que dá, MENINOS!!!! :P

...e eu pedi S.F.F.!!!

=(

EnJoY!

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2007 está ai!!!! conquistem tudo o que querem... Bom ano a todos!!!!

9:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home