16 outubro, 2006

E para vocês quem é o melhor português????

Amália Rodrigues, Eusébio, Figo, Vasco da Gama, Siza Vieira, Rosa Mota, Saramago, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Zeca Afonso, Salgueiro Maia, Sá Carneiro, Mário Soares, Cavaco Silva (hã???????), Álvaro Cunhal, Fernão Lopes e Mourinho.... Bem a lista é infindável... Nem vale a pena mencionar todos os ilustres referidos no novíssimo e "brilhante" programa da RTP que pretende eleger o melhor cidadão português de todos os tempos.

Vi ontem na televisão um episódio desse programa e as minhas expectativas, criadas pela enchente de PUB que se encontra por tudo o que é paragens e afins, comprovaram-se. Este conceito de programa, esta ideia, com um bocadinho mais de trabalho até poderia ser muito boa!

Como portuguesa que sou e amante deste país que adoro, a pergunta : "quem é para ti o melhor português de todos os tempos?" colocar-me-ia alguns contrangimentos e ainda mais questões, tais como: "Quais os critérios para avaliar o melhor português de entre os milhões que por cá já passaram e que por cá se encontram? Como é que é possível avaliar em que ponto é que Almada Negreiros e a sua arte foram mais importantes para os portugueses do que os golos extraordinários de Eusébio? E porque é que apenas os nomes de ilustres conhecidos surgem quando esta pergunta é feita? Não poderá para mim, o meu avô ter sido o melhor português de todos os tempos????

Quando questionado, um fadista responderá sem pensar que a melhor foi Amália Rodrigues, enquanto que para um desportista será Eusébio e para um arquitecto o Siza Vieira. Ora, não havendo consenso entre profissões diferentes, teremos de esperar que a maioria dos portugueses votantes neste programa partilhe o mesmo gosto artístico, futebolístico ou até literário... Pior ainda como evitar os clichés de uma nação que ainda não aprendeu a pensar por si própria e que inevitavelmente irá criar uma votação renhida entre o fado e o futebol... ou até mesmo a igreja, uma vez que, por questões literárias é certo, Padre António Vieira é um dos mais falados.

Não retirando a importância a Salgueiro Maia pela forma como conduziu a revolta de Abril, não terão sido melhores portugueses o povo que saiu à rua? O povo que durante anos se debateu contra a opressão e sofreu na pele a falta de liberdade de expressão? O povo, representado por todos aqueles homens anónimos em livros de História, que foram presos e sofreram torturas inumanas, tais como as que eram praticadas na prisão de Peniche?... Presos por grilhetas numa cela que conforme as marés ficaria eventualmente submersa, deixando que as pessoas morressem um pouco mais a cada gota de água que entrava.

Não será melhor português o meu avô, que sendo pastor acordava todas as madrugadas para conduzir centenas de ovelhas até ao campo... e que por lá ficava até ao cair do dia??? Não será ele, que na vida apenas possuiu a alegria dos filhos, porque nem casa própria conseguiu alguma vez ter?.... Não terá sido ele e a educação que deu à minha mãe que fizeram de mim, por exemplo, alguem com consciência? Não foram estes ilustres desconhecidos portugueses que mudaram, não o país, mas o seu pequeno "mundo"?... Se todos agissem com correcção e com amor pelo próximo, alterando o seu pequeno "mundo", não teríamos no fim um PAÍS bem melhor, repleto na sua totalidade de bons portugueses???

Todas estas são para mim, questões válidas.... Não me é possível identificar o melhor português de todos os tempos... Até porque tenho consciência que os que figuram em livros de História, não são, na maior parte das vezes os desencadeadores de acções... Tivemos, por exemplo, durante alguns anos reis Espanhóis, no chamado Domínio Filipino. Após situações que nos desagradaram, principalmente ao nobres que tanto almejaram o domínio dos nuestros hermanos, iniciou-se uma revolta em 1640, nomeadamente no dia 1 de Dezembro (sim o feriado tem uma razão de ser e a palavra restauração não está ligada a restaurante). Ora nesse dia foi colocado no poder D. João IV, duque de Bragança.

Esta situação, confesso, está bem fresca de pormenores na minha cabeça por ter estado hoje a dar explicações de História de 6º ano. Esse livro escolar refere que cerca de 40 nobres iniciaram essa revolta... Ok! e nomes??? foi D. João IV tão ou mais importante que esses homens? e de qual deles partiu a ideia de revolta?

Acho que as minhas dúvidas em concordar com o ângulo deste programa vêm um pouco por este caminho...

Se calhar, digo eu, seria mais viável eleger, dentro das mais variadíssimas áreas, o português que mais de destacou quer dentro quer fora das nossas fronteiras. Porque isto de dizer que X deu mais a Portugal que Y é totalmente despropositado! E falível! Extremamente falível!!!!

P.S. Dentro do contexto actual do programa porque não eleger como o melhor português o chamado "soldado desconhecido"???? Não sofreu pelo país esse homem, que nem a dignidade de honras fúnebres com a sua família teve???

<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):

Anonymous Anónimo said...

Concordo contigo.. adorei o teu texto..

Realmente, quer-me a mim parecer que este "prémio" pretende enaltecer um e desprestigiar milhares.. milhões.. além do que parece-me ser uma assunto muito vago... subjectivo.. tanto que nem sei como é possível semelhante evento..

Repara, mesmo que escolhessem uma categoria, por exemplo futebol, iria ser complicado ser justo.. afinal como comparar o Eusébio com o Mourinho? Pelos golos marcados? Ou pelos sobertudos vendidos?

Nunca concordei com este tipo de prémios, muito menos quando estão em jogo categorias tão díspares..

Não vejo muita finalidade neste tipo de acontecimento.. enfim.. quando o dinheiro sobra e n se sabe o que fazer.. inventa-se..

Parabéns pelo teu post e pelo tema.. mto interessante e oportuno..

Beijinho azuli..

3:52 da manhã  
Blogger Zellig said...

Realmente só pode ser mais um brilhante serviço público, quando acerca do Salazar dizem "salvador da pátria ou ditador?". A qualidade deve ser do melhor já visto na tv em Portugal. Com a excelência da apresentação da Maria Elisa, a Maria João Avilez já tem contrato com a SIC, que pena! Já viram a forma de votação, é ela tb extremamente democrática não? Quem compra mais votos? Acho que os "patriotas" deviam ir carregar os telemóveis... sinceramente parece-me mais uma maneira de reescrever história em estórias, agora de quem? Só sei que os nossos "opinion makers" têm visões muito "particulares" e alguns contas por saldar...

2:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom so digo uma coisa... o tomás taveira a dar lhes na peida é o maior!!!

Ps: eu tinha de vir foder esta MERDA TODA... Sou mm BASOFE!!!!!!!!!!

4:29 da manhã  
Blogger Babi said...

Para já considero k o melhor português é o GUARDA LAMAS DA BICICLETA DA MINHA TIA! e fica-lhe bem porque é alto!!!

[este comment foi escrito sem ler o post, cinindo-me ao seu título. Depois compenso-te! K* Aqui tb se brinca aos foruns?]

=D

EnJoY!

10:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há uma corda guardada para voçês...
Comunas, Porcos! Não valem nada
Mais atenção a falar no nome do Dr. Salazar, que infelizmente já não vos pode mandar para o Tarrafal!
Mas vem aí pior... muito pior...

7:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

huuuuuu tou cheio de medo seu filho da puta.

deves ser tu que me vais enforcar..

olha... traz uma corda com um lacinho cor de rosa.

devias ter vergonha, pois se tivestes no ultramar não penses que foste o ùnico. São gajos como tu que me fazem pensar se vale a pena ser PORTUGUÊS...

12:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não pá,não queiras ser português.Faz um favor à ditosa e gloriosa(entre 1143 e 1974)pátria lusitana e vai para a sibéria ou para a puta que te pariu.
O resto já te disse noutro blog. Até breve se tiveres coragem.

10:21 da manhã  
Blogger Babi said...

Isto lembra-me aquela música dos BeeGees: TrAgEDy!!!

Bem!!!:O

Pelo menos já não podemos dizer k não há comments....
:\

Será que não é prudente antes de começar a controverter quem tem mais ou menos direito de sequer ser proposto para o título, se calhar convem interiorizar as entrelinhas do post [AHHHH!!! A Xinola escreve entre linhas!!! É mto prendada a moça, não é? (IRONIA)]... Se calhar convem...
Se calhar também não era mal pensado definir o que se quer dizer rigorsamente com : MELHOR; CIDADÃO; CIDADÃO PORTUGUÊS e, só para clarificar mesmo tudo, a expressão TODOS OS TEMPOS... se calhar também era bom... digo eu... mas eu devo ser muito picuinhas e se calhar é por isso que acho tantas coisas... se calhar é... mas se calhar também acho coisas porque POSSO opinar! (oooppppssss - ihihihihihih!)

Concordo com a Xinola, especialmente quando diz que a ideia, trabalhada, poderia ser muito boa! Tal como ela, acho que para decidir quem é o melhor Português precisamos de saber o que queremos medir com melhor: Importância? Popularidade? Impacto Histórico? Altruísmo? Notoriedade?
e como é que se mede isto através do tempo se a história é uma cadeia de acontecimentos, de acções e reacções interdependentes, que nem sequer é fechada ao que se passa além fronteiras?

Se calhar era melhor trabalhar um bocadinho mais o conceito do SHOW...

Para mim o melhor português de todos os tempos seria o próprio conceito de Português, que deveria invocar e reflectir todo o mau e bom da nossa vivência intemporal. Mas isso sou eu que só tenho ideias... ...parvas!

EnJoY!

8)

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem me pareceu que eras um merdas. Cumprimentos à tua mãe...ao teu pai não porque nem tu ,nem ela sabem quem é. Era um gajo qualquer que tinha uma nota de vinte daquelas com o santo antónio."Portugal triunfará!"

3:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Peço imensa desculpa mas este "post" acima escrito não era para este "blog".

3:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

lolololololol

9:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Senhor da legião portuguesa... conhece a expressão: "vá pa puta que o pariu" ... então faça nos um favor a todos e vá andando se faz favor...

2:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu continuo a dizer que o Taveira é o maior!!! eu nem sei do que taoa falar desssa merda dos portugueses mas tá bem.....

Fu .. nao és o melhor portugues mas és boa .. eu dava-te uns tataus e umas lembidelas valentes se pudesse!

Foda-se tou com uma a azia e a dar bufas que pareço um urso pardo na menopausa

2:11 da tarde  
Blogger Babi said...

LOLOLOLOLOLOL!!!!

Agora é que isto parece o fim do mundo!

Será que ainda vamos conseguir chegar ao Fundo do fim do mundo? mas em cuecas de fio dental e galochas!

não desfazendo FU mas...

...O MELHOR PORTUGUÊS FOI O INDY, O MEU PASTOR ALEMÃO!

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

Enrola e fuma!

EnJoY!

8)

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa.Afinal aquele "post" acima escrito é para este blog ,mas dirigido ao "sô olimpio". "MORTE aos traidores".

11:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é pessoal ... n tenho jantar .. tou cheio das fome... n ha pao em casa.. a minha mae n me fezx jantar en me deixa cozinhar pk sabe k lhe cago a cozinha toda... e faço barulho e acordo o cota... voces deviam ter deixado atirar do 6 andar kd me obrigaram a ver os 15 min de floribela... culpo vos a voces por passar fome...
Obrigado pela atençao

11:03 da tarde  
Blogger Vera Martins said...

Oh miguinho destemido! Se tivesses uma sobrinha saberias o que é ver a floribella durante mais do que 15 minutos... Se te atirasses do 6º andar quem é que nos deixava a cozinha num caos mas nos fazia uma massa à la teta??????

9:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home