17 agosto, 2007

As utilidades da internet

Verdade seja dita, a internet serve para muita coisa, como ferramenta de trabalho, de formação, para esclarecer dúvidas (sejam lá elas de que tipo forem), para conhecer pessoas novas e encontrar outras de quem andamos à procura, reencontrar amigos de longa data e os outros que nunca mais queremos ver à frente. No meio disto, a internet serve, também, para descobrir carecas ou confirmar algumas das quais já desconfiávamos e que estavam, apenas, encobertas (e mal) por um capachinho ranhoso.

Os motores de busca vieram, realmente, ajudar a todo o tipo de pesquisas. Antigamente tinha-mos as enciclopédias e para encontrarmos livros sobre qualquer assunto era necessário consultar a ficha bibliográfica, caso a mesma existisse (e estivesse bem feita, claro está), agora esse trabalho está bem mais facilitado, basta pôr uma palavra chave e somos direccionados para todo e qualquer tipo de sites, só temos de fazer uma filtragem dos mesmos e cingirmo-nos a aqueles que realmente interessam.

Deste modo conseguimos obter informações de qualquer tipo, sejam elas interessantes ou não.

Os trabalhos da escola, faculdade, no trabalho, tudo ficou mais simples no que toca à pesquisa. A internet veio abrir portas a várias bibliotecas que, por pertencerem a grandes universidades no estrangeiro, são de difícil acesso e que ao disponibilizarem, online, as várias obras pertencentes ao seu vasto acervo, já ajudaram e vão continuar a ajudar muita gente.


Depois a outra face da internet e a mais utilizada, a do lazer.

O messenger veio potencializar a capacidade de comunicação entre as pessoas, os blogs e os sites de páginas pessoais como o Hi5, FaceBox, Zorpia, Wayn, etc, etc vieram possibilitar o travar de conhecimentos entre várias pessoas, morem elas na mesma rua ou do outro lado do mundo (como se fazia, antigamente, com os Pen Friends e depois com o velhinho IRC). A diferença é que agora podemos escolher aqueles de quem queremos ser amigos, baseie-se essa escolha nas fotografias presentes em cada perfil ou nas informações lá contidas. Há até quem tenha tido relações, duradouras ou nem por isso, com pessoas que conheceram nestes sites, há ainda outras cujo o único objectivo é conhecer pessoas para uma possível relação, sejam lá elas do tipo que forem.

Estes sites permitem-nos, também, reencontrar pessoas das quais tinha-mos perdido o contacto há algum tempo (bendito Hi5!!!!) e, quem sabe, aprender um pouco mais sobre aqueles que nos rodeiam.

Podemos ficar a saber que partilhamos os mesmos gostos musicais, literários, desportivos, seja lá o que for, com aquela pessoa que anda lá na escola ou que trabalha connosco ou que vai ao mesmo café.

Depois também pode acontecer ficarmos a saber que aquela pessoa, que é tão devota a Deus, coloca fotografias que estão classificadas entre o soft e o hardcore entre dizeres do estilo Deus é grande, com letras que de tanto piscarem, até fazem doer os olhos! Ou a outra que tanto critica os outros porque acabaram uma relação em prol de outra na qual estão, e são, realmente felizes, que defendem os valores da fidelidade e lealdade em frente de toda a gente, têm um perfil que diz precisamente o contrário numa página pessoal à qual todos quantos quiserem têm acesso.

Deixo por isso aqui um aviso, meus amigos, sejam honestos, pelo menos, com vós próprios. Isso de "apregoarem" uns valores e depois, na prática fazerem precisamente o contrário e tudo em frente a toda a gente, não está com nada. Este tipo de coisas não abona nada em vosso favor, muito pelo contrário. Apenas faz com que o resto das pessoas que vos conhece e se depara com este tipo de coisas vos tome como coitadinhos sem cabeça, pessoas que não são dignas de confiança (uma pessoa que não é honesta com ela própria não merece a confiança dos outros) e ainda vos dá direito a receberem umas risadas valentes nas vossas costas.

A sério, a hipocrisia, não vos fica nada bem....

Este post poderia muito bem ter sido só sobre a internet, mas acaba por ser também, ou talvez apenas, sobre a hipocrisia daqueles que "defendem" a moral.

Quaisquer entrelinhas que sejam subentendidas entre este post e o anterior, não são pura coincidência

<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):

Blogger Babi said...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

e digo ainda... LOL!!

tou desaparecida mas ainda mexo!

EnJoY!

5:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar, tive uma certa dificuldade em compreender o objectivo do post. Notei um início incisivo e objectivo, imparcial, a história do mundo da internet, dos seus utilizadores e dos propósitos que pode servir. Subitamente, o post muda de tom. De um modo drástico, eis que o tema se altera. De um post que se poderia chamar um artigo histórico acerca da internet, transforma-se numa crítica a alguns dos seus utilizadores. Tenho dúvidas quanto ao tema do post.
A minha opinião acerca deste post: Este post é claramente constituído por duas partes. A parte objectiva acerca da internet em geral, e a parte subjectiva, a crítica à hipocrisia de certos utilizadores. A meu ver, cada uma destas partes deveria ter o seu próprio post. Se a intenção da primeira parte era ser uma introdução, nesse caso parece-me longa demais, e foca-se em aspectos desnecessários à conclusão final. Caso a mesma primeira parte tivesse intenção própria, enquanto composição histórica e explicativa da internet, nesse caso parece-me muito bem conseguida e merecedora de atenção, recorrendo portanto à atribuição do seu próprio post.
No que toca à segunda parte, denotei uma certa revolta, talvez ira?, contra os ditos utilizadores hipócritas da internet. A meu ver, a transmissão desses (ou de outros quaisquer) sentimentos, retira a construtividade à crítica. Isto não é necessariamente mau, mas visto que a primeira parte do post é séria e objectiva, a segunda parte foge à primeira, tornando-se inconsistente. Mais um motivo para cada uma das partes ter o seu próprio post, uma vez que acho que a crítica é fundada e bem conseguida, construtiva mas agressiva.
Um pequeno aparte: cuidado com os erros ortográficos. Escreve-se "tínhamos" e não "tinha-mos". Cometeste o mesmo erro no post anterior.
Peço desculpa se no meu comment existe qualquer erro a nível de repetições ou construção frásica, mas esta pequena janela onde estou a escrever torna difícil a leitura do meu texto. Não o reli.
Mais uma vez, gostei muito do post e espero que continues a escrever.
Beijinhos

Carolina

12:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hі thеre Dеar, are you in faсt visіting this
site daily, if so after that you will absolutelу takе plеasant eхрeгiеncе.

http://bethеl.patch.com/еvents/malibu-country-sеason-1-epіѕoԁe-4-cаshs-cаг-ωаtch-it-fοr-free-online-streаm
Also visit my web page - Malibu Country Season 1 Episode 4

5:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hi, aftеr гeading this remarκable poѕt і am аlsο
cheerful to share my familіarіty here with colleagues.

Merlin Season 5 Episode 8
Also visit my blog ... Watch Merlin Season 5 Episode 8

3:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home