22 maio, 2007

E a corda lá vai esticando....

Aviso - Opinião única e pessoal!!!!!!!! Não tomar este meu texto como uma opinião genealizada da tuna à qual pertenço!!!!

Por onde começar?... Ora vamos por partes, para que não me perca em tudo o que “atormenta” este meio lado académico...

Tradição... Esta é a palavra que serve de base para tudo o que se faz, respira e respeita (ou não) no mundo académico actual. Sem tradição não existiriam queimas das fitas, benção das pastas, noites de serenatas... não existiriam tunas...

É claro que de vez em quando ela lá se vai quebrando... ou melhor lá se vai esticando a corda, no entanto, de preferência, se ao fazê-lo advier alguma justiça que o justifique, e não um simples capricho...
Ora... Para melhor compreensão, exemplos:
- Actos justos que o justifiquem: aparecimento, implementação e reconhecimento das tunas femininas, num mundo anteriormente exclusivo dos homens! (até porque hoje em dia existem mais mulheres no ensino superior do que homens, e até porque, salvo algumas excepções que me fazem doer a alma, já não existem assim tantas mulheres cujo objectivo único e final é serem cortejadas ao som de uma serenata, que culmina com um beijo e um desfalecer, nada forçado, em forma de desmaio)
- Actos com base num simples capricho: levar a votação numa reunião geral de alunos – de uma escola cujo nome não vou referir, mas onde os caloiros puderam votar – o possível uso de mala com traje.... é que é tão chato andar com as coisas nos bolsos... depois o casaco não assenta nada bem... Cá para mim, por essa ordem de ideias, faço uma sugestão: votem sobre se a capa não ficava melhor no carro ou em cima de uma cadeira, (até porque só iria validar aquilo que já se faz, não é??) enquanto nos passeamos de traje pela escola e afins... é que a capa pesa tanto nos ombros... e eu até tenho uma escoliose...
Mas retomando.... lá se vai esticando a corda, sendo que, Setúbal tem o pódio no que diz respeito à ignorância, simples desconhecimento ou gravoso desrespeito pelas tradições académicas que pautam este nosso mundo.

Mais grave ainda é ver as AE’s e a.... a ....... a ............ a........... Bolas, não consigo encontrar um adjectivo adequado, que não fira sentimentos nem susceptibilidades... sim, que por cá, as criticas são levadas muito a peito... há muita fragilidade...

O.k.... Novamente... Mais grave é ver as AE’s e a “denominada” Comissão Académica, que tão bem organiza a semana académica e, consequentemente, a noite de serenatas, fazê-lo com uma displicência tão grave, com tal falta de respeito, que me choca, ano após ano...

Eu já não estou à espera que o público, entre cervejas e gritos de claque, pela escola, pelo curso, pela Elsa que se perdeu no Sudoeste e nunca mais apareceu – coitadinha – saiba comportar-se numa noite de serenatas... Não o espero porque, desde 1998 que ando por cá e nunca aprenderam, nem quiseram aprender, portanto não será agora.

Mas estou, perdoem-me pela estupidez, à espera que aqueles que representam os alunos, e que deveriam pautar pelo rigor, façam alguma coisa... Ano após ano, RGA após RGA, eleições após eleições.... Mas nada se altera... Ter estatuto de dirigente associativo é excelente, organizar a semana académica, ter bilhetes de borla e beber de borla é muito bom....

Agora serem reivindicativos, interventivos, pró-activos (esta usei só porque está na moda... assim como polivalente) e fomentadores de uma cultura de respeito pela tradição académica... isso já dá mais trabalho....

Antes de mais... por favor informem–se das regras... Se querem fazer algo bonito e tradicional, como noutras cidades, informem-se... Não caiam no ridículo de fazer só mais uma noite de tunas e copos, onde, por acaso se tocam umas musiquitas mais lentas do que o costume (ou não... porque, infelizmente, para culminar o espetáculo, há excepções).

Não sou expert na área, mas conheço algumas bases que são de extrema importância para uma noite como as serenatas, por isso cá vai, caia ou não em saco roto.

No que diz respeito ao público:
1 - Uma noite de serenatas é uma noite solene... as capas são para estar traçadas; o silêncio é para se manter... As palmas só se batem no fim....

Para a organização: Tentem pautar, como disse, pelo rigor... Se querem que o público siga esta regras, o exemplo tem de partir de vocês, que abrem a noite.
1 – Convém que nas colunas não se ouça, antes do espetáculo, Xutos e Pontapés e afins... Eu gosto muito dos xutos, mas tenham dó.... Se não tiverem música de tunas, ao menos sejam coerentes com a vossa decisão de homenagear o Zeca Afonso e passem músicas desse ilustre cantor de Abril. Porque senão também se podia dizer que os homenageados eram os Anjos, que o pessoal acreditava.
2 – Quando iniciam a noite tentem não dizer Boa Noite a gritar como se não houvesse amanhã. Relembrem o público da solenidade da ocasião. Mantenham a postura que se requer numa noite de serenatas.

3 – Respeitem as tunas das vossas escolas, porque são elas, e disso tenham a certeza, que levam o nome da escola por Portugal fora! Não me equiparo ao Quim Barreiro, nem pretendo, pois prefiro a minha tuna, mas ele é uma artista, tal como as tunas o são.... Sendo que as Tunas têm ainda mais destaque na Semana Académica, do que qualquer outro.
Não me parece que o Quim, para além do dinheiro que cobra, pague o seu próprio jantar e as suas cervejinhas... Mas nós temos de o fazer! Enchemos o Largo de Sta. Maria e nem uma senha para beber temos direito. Vá lá, deram-nos jantar no refeitório, mas quem é que o pagou? O S.A .S , a Comissão ou as Associações?
Na Queima das Fitas nem sequer jantar vamos ter... Eu não considero isto justo nem coerente! Metam na vossa cabeça que não é uma obrigação para as tunas actuarem nestes dois eventos. É algo que fazem com gosto, com orgulho pelos seus finalistas... Agora, respeitem-nos e paguem-nos o jantar e as bebidas, como se faz em qualquer ponto do país por onde as tunas viajam!

4 – Volto a reforçar: Informem-se correctamente das regras da tradição académica, porque só assim poderão informar fidedignamente, fomentando a cultura académica.

No que diz respeito às tunas, quase nada a apontar, visto serem dos poucos que ainda conhecem as tradições... Mas mesmo assim, e aqui quero reforçar que esta é a minha opinião pessoal, um desabafo pessoal e não da tuna a que pertenço:
1- Achei imensa piada aos Anjos... O ano passado fartei-me de rir com o Toy... Mas, acho que uma noite de serenatas não será o momento indicado para uma surpresa dessas.... Até porque um dos impactos que teve foi excitar ainda mais as meninas do público, cujo estado de histerismo só poderá ser ultrapassado pelas fãs dos Beatles. Na queima das fitas seria mais indicado ou melhor ainda num evento vosso. Não levem a mal amigos, gosto imenso de vocês e do vosso espírito...
2- Ora serenatas.... Serenatas.... Músicas românticas, de compasso mais lento, que versem sobre os amores de estudantes, entre outros... Logo, e à partida, ausência de bombo e outros instrumentos do género. Se possível entradas sem pandeiretas... Regra geral não são as tunas todas, mas um grupo de serenatas que asseguram esta noite, e segundo membros tunantes dos mesmos, os instrumentos são reduzidos ao mínimo: violas, guitarras, portuguesas, bandolins e pouco mais... Na minha opinião, aqui entra um esticar de corda... concordo que sejam as tunas, porque como membro de uma tuna feminina não estou de acordo que as serenatas nos sejam vedadas... Aqui a tradição altera-se com a emancipação das tunas femininas, cujos direitos deverão ser equiparados e não diminuídos face a uma condição de discriminação de géneros.

Aos cursos presentes no local e que levaram a cabo uma das mais recentes tradições de Setúbal, o traçar das capas.
1- Antes de mais o acto em si é muito bonito e significativo, mas um pouco mais de organização, menos claque pelos cursos, e talvez uns dias mais à frente, ou seja, após a queima das fitas, seja o indicado.... Não me parece correcto que os caloiros o deixem de ser antes dos finalistas desse ano o serem verdadeiramente, após o acto que faz deles Veteranos, na verdadeira acepção da palavra.
Um caloiro não deveria trajar antes que os finalistas queimem as suas fitas.... Mas isto dos caloiros, seus veteranos e seus trajes já dava mais um texto... bem grande por sinal.... Esse deixo para a próxima.

E pronto... por aqui me fico, com a sensação que muito ficou por dizer, tendo ao mesmo tempo a sensação de muito ter sido dito. Sei que Setúbal prima pela irreverência... Sei que a minha tuna assim o é também... Mas a irreverência deverá ser sempre ponderada ao ponto de não cair no exagero e no ridículo do desrespeito.


Vera Martins,
5 matrículas, 7 anos de tuna, 9 anos de academia e eterna amante do espírito académico e tunante... Esteja ele onde estiver em Setúbal... em mim não está adormecido...



<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):

Anonymous Anónimo said...

Epah...

Fartei-me de rir com as tuas palavras .. e a relembrar-me do que realmente se passou!

A falta de respeito pelas tunas e pelo espirito academico é cada vez maior...

Pessoalmente.. sinto-me ridicularizada quando chamo alguem a atençao porque ta mal trajada .. ou quando estao a fazer alguma coisa errada relacionada com a vida academica...

enfim.. de momento n tenho mais nda a acrescentar..

keep goin'

3:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

loool... demais!!
Isto ate da vontade de rir.... (para n chorar)
Realmente este tipo de coisas e atitudes so acontecem em Setubal!

O respeito, a tradição, o simbolismo, o espirito académico, cada vez está a ser pior. kk um por achar "piada" traja mal e porcamente e faz-se sentir acompanhado por 2 ou 3 caloiros e fica tdo contente por naquela altura poder mandar em alguém!

Isso é apenas um exemplo...

A noite de serenatas que acontece em Setubal - Esta Bela localidade - nada tem a ver com uma noite de serenatas. como referiste, há regras por parte de quem organiza que n as sabe e há a ignorância de quem assiste...
Agora fazem o "Traçar das capas"... lol (essa coisa k como viram outros fazerem, agora tb o fazem! o problema é k fazem mal, pois a falta de conhecimento nesta área, para mts meninos é nula...)entao fazem o "traçar da capa" á sua maneira e trazem familiares, visinhos, piriquitos, papagaios para assistirem o tal esperado evento!!! lol

Enfim... fico revoltada c atitudes que sistematicamente acontecem, qdo as pessoas n sabem trajar e continuam "Belas e Airosas", eu ainda chamo a atenção, mas no final e má da fita sou eu!!

Na passada 3ª feira... (em plena semana académica)chamei a atenção 2 meninas trajadas (mas sem capa- claro, faz mto calor e é pesada... para n falar do pó k pode sujar a capa! lol)e logo após essa chamada de atenção, fui chamada de Elitista (e outros nomes feios) por uma pessoa que nc vi nem sabe quem eu sou! (tlz um revoltado c a sociedade e p variar implicou c os estudantes) devia tar bebado concerteza... mas como eu n estava (pelo menos o suficiente) consegui argumentar c uma pessoa que de tradição académica nada sabe.....

este assunto dava pano p mangas!!

Voltando à noite de serenatas...

nem falei do respeito k as tunas devem ter umas pelas outras na hora das actuções (sejam elas noite de serenatas ou n. axo k o respeito por quem esta no palco deve ser o mm em kk situação)... isso dava outro texto bem grande... o certo é k os meus pais foram assistir à Noite de serenatas e e tiveram de chamar a atenção de uma menina de uma tuna que estava uma pouco euforica (apos a sua actuaçao)e a fazer barulho c as pandeiretas, no momento da nossa actuação... (começa a ser um pouco repetitivo - tds anos acontece o mm)
enfim!! sem comentarios!!

mta coisa ficou por dizer.... mas infelizmente isto cai em saco roto!

este foi o MEU desabafo!!

Guida Felicidade:)

5:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois amiga na noite do quim quando fui chamar a atenção a uma caloira do nosso curso ela para além de não ter deixado falar pq viu logo o que eu ia dizer... deu-me a seguinte resposta: "tá bem, já sei.." o que me leva a uma conclusões
1- nao fui a 1ª pessoa da noite a dizer-lhe tal coisa
enfim.... concordo com a smile quando diz que se sente ridicula, pois realmente a caloira para alem de ter continuado na dela... eu fiquei mesmo a pensar " ok mais uma vez fiquei com aquela sensação de vazio e de inutilidade"...

well...

beijinhos para todas adoro-vos muito

Cláudinha....!

5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora...

Parece-me a mim que continua tudo na mesma por terras do Sado!
Essa votação por acaso não foi na ESE não? É que se foi já deve ser, à vontade, a quarta ou quinta vez que levam a votação numa RGT a "morte do espírito académico"! Fantástico ein?
Em relação ao pessoal da capa no carro,saltos agulha, meias de rede, trajados precoce , argolas de poleiro de pássaro e afins.... não se sintam NUNCA ridículas por chamarem estas pessoas à atenção! Em primeiro lugar porque é um favor que lhes fazem e depois porque, em parte, também é um dever nosso! Somos Tunantes! Para o bom e para o mau! E quanto a mim ser a má da fita até é do baril (e acreditem, eu sei!). Os meus parabéns a quem ainda se revolta, a quem ainda se mexe, a quem ainda reivindica, a quem ainda critica, a quem ainda luta! A quem não baixa os braços! Parabéns Vera!

Raquel
5 matriculas, Tunante para sempre!

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem...realmente se há coisa que não mudou neste ano da minha ausência por setúbal foi o desrespeito por o que é ser tuno, o que é ser estudante...

nunca me senti tão incrédula esta semana:
- primeiro por estar espectante de reviver com a minha tuna e camaradas tunantes os bons costumes...e deparar-me com uma poluição ruidosa...e não percebi a cena do "homenagem ao zeca afonso"?????

-segundo, que foi akilo do traçar das capas...se querem fazer, façam do modo a que se perceba...parecia mais uma praxe...;

terceiro...bem esta foi bem pior...sou tunante, vim dos açores, não estudo, e tentaram barricar-me a entrada na semana académica só porque não tinha cartão de estudante?! Claro lógica da batata!
"ordens do presidente da associação" disse o segurança...

Presidente???ainda parei para rectificar se estava no ips (5 escolas)ou na universidade...lol
Enfim, é melhor não escrever mais senão sujeito-me a falsas interpretações

...uma vez tunante ...toda a vida tunante....

5:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia,

Pois é… nem sei por onde começar….

Primeiro, parabens pelo blog em si, e muitos parabens pelo texto…..

Parece estranho, mas foi-me dado a conhecer este texto e não resisti, tinha de deixar um pequeno comentário….

Assisti à pseudo Noite de Serenatas da semana académica de Setubal de 2006, e o que posso dizer? Foi surreal…. Não posso deixar de concordar, com quase todos os factos que descreves no decorrer do texto, acho que mesmo a “discordia” será no facto (e aqui não se entenda na lógica do machismo, mas sim na tradição académica referida) de se abrir as serenatas a tunas femininas… As serenatas, deveriam ser tocadas por grupos de serenatas (com reportório proprio) e não por tunas, e estes grupos serem masculinos, como reza a tradição…

Desde o som de xutos, à presença dos anjos, a alguns tunos gritarem em plena actuação, às musicas tocadas, à homenagem a Zeca, que se resumiu a uma placa, em suma, uma tremenda FALTA de repeito pela tradição da “Noites de serenatas” e tambem à tradição académica…

A Questão do “mal trajado”, é assim, entristece-me ver os futuros doutores, demonstrarem uma profunda falta de conhecimento sobre a tradição e repeito académico… cada vez mais acredito que um traje académico não é para todos.. muitos do que o vestem nem conhecem o seu simbolismo e o porquê da sua existência.

O traçar de capa, não comento, pois na minha academia, não existe essa tradição, e já agora gostava que alguém me explica-se do que se trata..

Pois é, o que vi e ouvi nessa noite, espero esquecer depressa, pois demonstrou uma falta de conhecimento, do que são as serenatas, e uma falta de respeito, para com todo o meio académico.. custa-me a crer que se realize, um “evento” sem que se tenha o minimo de conhecimento do que se pretende…

Não tenho palavras para descrever o quanto fique angustiado naquela noite… valeu a companhia e reencontro com alguns amigos/as

Sou sincero, não é com RGA que se resolve esta situações.. as tunas tem de marcar a sua posição. Ou são contra esta atitude da organização, ou participam no evento, e correm o risco de ficaram associadas ao mesmo…

Vou ser sincero, e é a minha opinião, as tunas são superiores ao que se passou, não sejam identificadas pela negativa, mais vale não participar, do que ser apontada como estando presente. Se TODAS as tunas recusarem, das duas uma, ou não há Noite de Serenatas, ou se houver, terão de convidar um grupo especifico de serenatas, seja da vossa academia (caso haja) ou de outra academia do país. É a minha opinião.. A única tuna que mais se pareceu com um grupo de serenatas, vós sabem qual foi…. Não foi masculina, não…

Entenda-se nas minhas palavras, que não estava preparado para isto… ainda a poucos dias tinha estado em setubal, num festival de tunas, em que a realidade me tinha parecido outra.. muito bem acolhido, muito bem tratado, em que tudo me identificou com a minha academia…

Depois, vi a noite de serenatas e ………. Ai meu deus….. os meus 10 anos de academia e 7 de tuno, deixaram-me……………

O que se passou, não foi uma Noite de Serenatas, não foi um encontro de tunas, não consigo identificar o que foi… mais parecia um arrail….. não houve respeito pelas tunas presentes, assim como não houve respeito para com quem foi ver a “pseudo Noite de Serenatas”…

Cada macaco no seu galho…..

Felicidades as pessoas que conheci….

Aconselho a quem posso, ir ver uma noite de serenatas à seria…. À muitas por esse pais fora…

Aqui me despeço, com abraços a quem de abraços e beijinhos a quem de beijinhos

Até um dia deste, quem sabe por terras sadinas….

Cordialmente,
Pedro Rolo

3:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pois é
mais uma vez uma noite de serenatas muito pouco digna desse nome e desprestigiante para esta cidade do Sado ...
Eu tambem com alguma dificuldade derivado ao estado geral instalado tentei alertar as pessoas para não falarem mas fui pura e simplesmente ignorado ...
Penso que as tunas são o principal garante da réstea de espirito académico que ainda acredito que existe em Setubal no momento que passa e já que outros órgãos não fazem nada para o manter e estimar devem vocês tunas continuar a lutar
por esse espirito mesmo que caiam no ridiculo ( nunca se cai no ridiculo quando se está no lado certo penso eu ... ).
Fico triste também por ver entre as tunas uma profunda e triste desunião o que é obviamente nefasto
para o tal espirito académico.
Em relação às RGA´s penso que também nem tudo é mau e a AE da ESE
tentou na medida do possivel evoluir o espirito academico na escola com o codigo de praxe e de traje mas aquela escola e a maioria das pessoas que a frequentam não respeitam um chavo do que se tenta implementar e assim torna-se muito complicado enraizar alguma coisa ...
Já fiz parte de anteriores Associações e pouca gente vive o espirito académico realmente porque as Associações tambem reflectem a massa estudantil de setubal em que o espirito académico é quase nulo ...
Na minha modesta opinião as pessoas que vivem o espirito académico devem continuar a vivê-lo e a alertar as outras pessoas que não o vivem para que cada vez mais esse espirito cresça ou pelo menos se mantenha :)
cordialmente
saudações académicas e açoreanas

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Metam na vossa cabeça que não é uma obrigação para as tunas actuarem nestes dois eventos. É algo que fazem com gosto, com orgulho pelos seus finalistas... Agora, respeitem-nos e paguem-nos o jantar e as bebidas, como se faz em qualquer ponto do país por onde as tunas viajam!"

Cara colega,
Será isto correcto? Não é missão e dever da tuna actuarem nestes eventos? Não são voçês uma entidade independente (que se orgulha de ser independente) da AE? A AE ou a Comissão são obrigadas a pagar jantares e copos? Por essa ordem de ideias, então também a todo o momento os membros da AE deveriam ter almoços, lanches, jantares e ceias cada vez que trabalham em nome dos alunos...mas não é assim. Os representantes dos alunos também pagam as coisas. E se tem dúvidas, pode perguntar a qualquer um como são os esquemas na Semana Académica.
Outro apontamento: voçês só tocam para os finalistas?...e os outros são o quê? Só orgulho pelos finalistas? E orgulho por quem chegou e por quem fica?...

8:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro insecticida.... adorei a ironia do teu comentario, pois as tuas palavras so podem ser em tom ironico, ou entao parte de alguem k deve estar um pouco de fora da realidade que se passa... ou n!!
Em 1º lugar, respondendo à tua 1ªpergunta - NÃO é dever das tunas actuar nestes eventos!! e como referido, é algo que fazemos por gosto (não só pelos finalistas, mas tb por tda a comunicade estudantil e n estudantil que assiste), mas é certo que o fazemos mais pelos finalistas, pois trata-se de duas cerimonias (as serenatas e a queima) às quais que para os finalistas fazem mais sentido!
Em 2º lugar - as Tunas sao instituiçoes independentes dentro do Escola Superior a k pertencem, contudo merecem o apoio e respeito como kk outro orgao independente k ocorra nesse estabelecimento de Ensino. ou seja... o facto de sermos uma instituiçao independente, não implica haver falta de cuidado e de respeito para connosco qdo nos convidam para algo. isso quer dizer que:o facto das tunas serem independentes ainda mais me ajudas!! se nos convidam, têm de nos dar regalias, assim como dao a kk outra entidade que convidam para algo organizado por vós. não se trata de andar a pagar copos... as AE'S sao obrigadas a dar-nos de jantar e de beber assim como dao a kk outro artista que convidam! (provavelmente somos mais meiguinhos na escolha do menu, do que o quim barreiros ou kk outro artista... e isto para n falar em termos monetarios, claroo lol) pk querendo ou n... num cartaz de semana academica, nos fazemos em 30%... e o k é k nos dao em troca?
Em relação ao k se passa dentro das AE's... ha coisas k prefiro nem saber... mas posso acrescentar que nem essa do "trabalhar em nome dos alunos"... so da vontade de rir! e os esquemas da semana academica como foi refido...posso acrescentar tb que, sao mm esquemas lol, pk tenho conhecimento de mtas borlas, mtas mm!(bebidas,entradas á pala, etc.....)e duvido (tenho a certeza)k essas pessoas tenham feito algo em nome dos alunos!!!!!!!!!!!!!!!! Enfim!!
Cordialmente,
Saudações Académicas
Gui

4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esqueci-me de referir.... que o k foi dito é em relação à
semana académica: noite de serenatas e queima das fitas.
não falo directamente pa a Ae X, Y ou Z, falo para a comissão da semana academica! k é constituida por tdas as AE's (penso eu lol)

porque a AE da mnh escola, em relação à tuna à qual faço parte, tem sido exemplar e não temos nada a apontar até à data! tratando-nos de forma pacifica e cordeal.

Saudaçoes Académicas

6:53 da tarde  
Blogger Vera Martins said...

Caro insecticida,

Escolheste muito bem o parágrafo a comentar, mas para o desconstruíres ainda te falta comer muita sopinha!

Não sei quem és, portanto só tenho algumas coisitas, gerais, a dizer:

1. Actuamos por gosto e até pelo dever de manter aceso o pouco espírito académico que ainda nos resta!

2. Não são as AE's que têm de pagar os jantares e as bebidas às tunas! É a Comissão Académica da SAS.

2.1. O jantar e senhas de bebidas são o mínimo devido a qualquer "artista" participante na semana académica. Como referi, duvido que o Quim Barreiros pague jantar, para além do cachet que recebe!

2.2. E tu, caro insecticida, cujo nome escolhido - tão próximo dos nossos queridos estefanilhos - me leva a crer que és da AE da ESE, TENS FREE PASS PARA A SAS? Ou pagas bilhete como fazia o Álvaro Cunhal na Festa do Avante? É que se quem "trabalha" tem benesses, quem abrilhanta e grante duas das noites da SAS tem direito a quê???

2.3. Deixo aqui, em meu nome, agradecimento à AE da ESE que nos ofereceu o jantar de Domingo! Não era a vossa obrigação, mas sim da Comissão Académica!

2.4. Deixo igualmente uma sugestão: Para o ano que vem, que tal uma Comissão Académica composta por membros das AE's e membros das Tunas?? Ao menos assim existiriam menos incorrecções ao nível da tradição académica e poderíamos chegar a uma solução comum para todas estas quezílias do diz que disse!

Todos iguais e todos juntos com um objectivo que deveria ser comum a quem representa os alunos: O espírito académico e preservação da tradição!

Saudações Académicas

6:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bom dia,

pois é...

parece que o verniz estalou...

é sinal, que as palavras fizeram eco, e chegaram onde devial ter chegado...

quem organiza inventos, terá que ter responsabilidade e profissionalismo nos mesmos.... e ter conhecimento das tradiçoes dos eventos...

ai
ai

estes lindos estudantes.... futuros Doutores e Doutoras...

beijinhos as meninas que conheço

9:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

So pa atiçar um bocado.....

eu entrei a "PALA" na SAS pela mao do presidente da AE da......


lol


borlas??? nao....

AMIZADE.

Aos "PSEUDO" presidentes e representantes das AE tenham juizo e assumam os vossos erros, pois so assim conseguem evoluir mais um bocadinho.

ja agora....

Ainda nenhum Aluno da ESE pensou em pedir as contas da sua AE???


hehehe

jinhes

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isto seria impossivel de acontecer em setubal.... mas, ponham os olhos nisto.
a verdadeira tradição de uma noite de serenatas....

http://www.youtube.com/watch?v=f3WGttZdksg


http://www.youtube.com/watch?v=6EpMq7R-E78&

2:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

9:50 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home