17 fevereiro, 2007

Ignorância ou Dúvida??

Correndo o risco de me tornar repetitiva, vou novamente comentar/argumentar face a uma situação, com base num texto! Chamem-lhe “síndrome de ex. aluna eseana”, mas isto de comentar de boca, sem estar baseada em autores é difícil! Sei que já não estou na ESE e que já tenho direito a opinião própria, mas há vícios que ficam! LOL

Desta vez, e como forma de auto comentar o desafio que lancei aos “imensos” leitores assíduos, deixo-vos com um excerto de um texto que me foi dado na Formação que frequentei recentemente: A Escrita Profissional. Não posso, contudo, indicar o nome do autor, visto que o mesmo não constava nas fotocópias. Posso portanto citar utilizando (APUD Felismina Lourenço):

“Atitudes da Mente Humana face ao Conhecimento

Ignorância, dúvida, opinião, certeza são posições ou atitudes do espírito humano quando tem de pronunciar-se sobre a verdade ou falsidade de uma afirmação, ou acerca dos benefícios ou inconveniente de alguma coisa.
Na Ignorância, a mente humana, porque não dispõe de dados, fica inibida de pronunciar-se.
Na Dúvida, a razão hesita, flutua entre o peso equivalente de argumentos opostos.
Na Opinião, o espírito humano adere a uma das afirmações em confronto, mas permanece inseguro, porque se fundamenta apenas na probabilidade.
N atitude de Certeza, o espírito humano adquire a “consciência da posse da verdade”. Nesta atitude, a verdade surge à pessoa como a evidente conformidade entre a realidade e a inteligência (...)”.

Com base neste excerto, devo então considerar que a ausência de respostas ao meu desafio se prende, ou com a ignorância perante o tema (o que acho difícil, a não ser que eu viva mesmo no fundo do fim do mundo) ou com a Dúvida, se bem que se o problema for a última hipótese, mais uma razão para haver comentários e troca de opiniões e argumentos.

Só assim seremos todos um pouco mais conscientes do mundo e das diferentes vivências que nos rodeiam!

<$BlogItemCommentCount$> comentário(s):

Anonymous Anónimo said...

Make Poverty History White Band (Que cor tão apropriada)

Anti-poverty wristbands produced in sweatshops

WORLD: Charity Wristbands Made in 'Sweatshop' Factories

Don't worry be happy.

2:43 da tarde  
Blogger Babi said...

A nossa white band é pixelizada por isso sweatshops só de photoshop ou macromedia ou assim!

De qualquer das formas thx pela info!

B)

EnJoY!

3:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home