19 maio, 2008

Mais uma vez a bater no ceguinho

Quando eu pensava, talvez na minha inocência, que a tolerância, ou melhor, compreensão, das pessoas estava a aumentar e a chegar aos parâmetros, por mim considerados mínimos no ser humano, há sempre alguém que surpreende. pela negativa, claro.
Mas, desta vez, em vez de escrever de forma inflamada ou de encontrar metáforas, pego o boi pelos cornos e chamo as coisas pelos nomes, pode ser que assim, as pestanas que continuam fechadas se abram e a estupidez e crueldade pura das pessoas baixe e de animais se comecem a assemelhar com seres humanos.

Falo de Lupus e porquê?? Simples, falo por que é algo que me acompanha há dez anos.

Comecemos pelo princípio, o Lupus não é contagioso, não faz de "nós" coitadinhos nem coisa que se pareça. Os doentes lúpicos são pessoas perfeitamente normais, que podem ter algumas limitações que o resto da população saudável não tem.
É uma doença auto-imune, o que significa que produz anti-corpos próprios (ANA e Anti DNA), que actuam directamente sobre o núcleo das células e ADN. Este "ataque" faz com que as pessoas desenvolvam uma espécie de "alergia" a si próprias. Tudo isto resulta em dores articulares, inflamação das articulações (que doi como tudo, diga-se de passagem...), fotosensibilidade, problemas renais (que se podem tornar graves), problemas de coagulação sanguínia , etc, etc.
Os tratamentos são chatos, prolongados, quando há internamentos, também eles são chatos e prolongados.

Tudo isto é apenas um resumo muito breve (mesmo) do que acontece a pessoas como eu. É claro que há outras implicações que envolvem depressões, esgotamentos nervosos, resultantes da alteração da auto-imagem provocada pela medicação e tantas outras coisas que tais. Mesmo assim, todas estas complicações não fazem de "nós" uns coitadinhos que precisam que lhes passem a mão pela cabeça e de muita ajuda, pena e comiseração pela parte dos outros. Muito menos faz com que precisemos de ser favorecidos em relação aos outros e que queiramos que isso aconteça. Muito pelo contrário, apenas precisamos de respeito e de consideração, como qualquer outra pessoa. Apenas existem algumas limitações que cada um pode ter e que sabe reconhecer, se isso poder ser reconhecido pelos outros, melhor!!!!

Qualquer esclarecimento mais aprofundado que necessitem vejam a net, o que não faltam é sites por aí.

13 maio, 2008

Haviam de ser um xs...

Este é um pasmo, melhor ainda uma indignação!!!!

Passo a explicar, estou em casa depois de ter passado uma manhã enfiada nuns sapatos que até a cabeça me fizeram doer e, chegada a casa, sentei-me a ver televisão. Uma vez que só tenho quatro canais e um deles com chuva, entreti-me a ver as tardes da Júlia. Hoje, o programa gira à volta da malta mais gorda, dos homens que preferem as gordinhas e tal, nada contra, acho muito bem. Mas depois começo a ouvir barbaridades do estilo "as gordinhas são melhores por que apreciam a comida e gostam de comer", "o pessoal gordo não consegue encontrar roupa que fique bem" e "mulheres xl".
Começo então pelo fim, xl é tudo, menos um tamanho grande, não é preciso pesar 120kg para se vestir o xl!!!!
Eu sou magra e adoro comer, se há coisa que eu gosto cozidos, feijoadas, etc, etc. Uma magra come tanto ou mais que uma gorda, o tamanho não tem nada a ver com a fome ou o gosto pela comida!!!!
Existem umas quantas lojas para pessoas mais gordas e quase todas as lojas têem tamanhos que até ao 48, eu visto o s, aliás o xs já que desde que saiu a polémica das modelos anorécticas os s's foram todos promovidos a m's e fazer números mais pequenos, 'tá quieto. Ou se gasta uma exorbitância ou gasta-se o mesmo preço da peça em arranjos.
Já agora, mulher que calça menos que o 36 tem pouco mais que a secção infantil à disposição (é o meu caso) e recentemente, descobri que a malta mais magra e baixa não deve ter varizes, já que o tamanho um está a deixar de ser fabricado e acreditem, os 2cm a mais do tamanho 2, faz com que a meia não resulte...

Tenho dito!!!!!