09 outubro, 2007

Amor e uma cabana???

Este, foi, provavelmente, o post mais difícil de escrever até à data. Não por que me custe falar do assunto, mas é difícil encontrar as "palavras certas". Afinal de contas, como é que se fala de amor? Melhor ainda, o que é o amor??


Podia dizer que o amor é aquela sensação estranha na barriga, que nos faz corar até à raiz dos cabelos, que nos tira o sono e nos dá sonhos, que nos faz passar um dia inteiro a olhar para o telemóvel ou ter sempre o messenger ligado (sim, por que já ninguém, ou quase ninguém, escreve cartas). Mas não, e desenganem-se todos os que pensam que é. O que acabei de descrever é paixão e essa, meus amigos, essa tem a validade máxima de três anos. Pelo menos é o que dizem os entendidos na matéria...


O amor chega depois de tudo isto. Nesta altura tudo são rosas. Depois, depois é que são elas.
E como é que se ama hoje em dia? Será que é tão fácil como "amor e uma cabana"? Será que isso chega?será que ainda se luta ou, pura e simplesmente, resigna-se aquilo que se tem? Deve-se procurar ou deixa-se andar até tropeçar e encontrar? Implicará o amor um casamento?
Não quero, nem por sombras, anunciar as respostas a estas perguntas, mas por tudo o que vejo e vivi até agora, parece-me que as coisas não são assim tão simples. Sinceramente, até ter ouvido o Baptista Bastos na Prova Oral nunca tinha pensado muito nisto, mas fiquei a achar que ele tinha razão naquilo que disse, hoje em dia, amar é difícil. E não, não falo de amores proibidos, falo do mundo e da vida. Falo das dívidas ao banco por causa da casa e do carro, dos ordenados que são baixos para pagar tudo e da maneira em como isso se reflecte numa relação. Falo do tempo que se passa a pensar nisso tudo, relegando o outro ou o "nós", se preferirem, para segundo plano, negligenciando de tal maneira que, por muitas vezes, resulta numa separação tumultuosa que deixa mágoas e feridas difíceis de sarar.
E quantos casos se conhece de pessoas que continuam ou estão juntas por que sim, por falta de coragem ou por que foi aquilo que encontraram ou conseguiram?
eu, pessoalmente, conheço alguns. Não deveremos nós, a nós próprios, uma felicidade plena e verdadeira, mesmo que isso implique deixarmos a situação confortável em que nos encontramos?? Eu Penso que sim. Cada um tem aquilo que merece? Não acredito nisso. Penso que cada um tem aquilo que faz por merecer e enquanto tivermos cabeça para pensar, coração para sentir e capacidade para nos mexermos, consegue-se sempre mudar a vida em todos os aspectos. É só ter coragem para dar o salto. E isto aplica-se tanto ao sair de uma situação como ao entrar noutra. É normal ter medo, claro, mas o não está sempre garantido e contrário só se pode ouvir se tentarmos. E se correr mal? Se correr mal, correu!! Chora-se um bocado, anda-se em baixo durante uns tempos mas depois levantamo-nos e a vida continua. E até pode correr mal vezes sem conta até que chega a um dia e, pum, acontece o contrário e corre tudo bem.


Agora, imaginem que se encontra "o" ou "a " tal. Será que é para o resto da vida?? é o casamento obrigatório??
Quanto a mim, casar é dispensável (como disse Helena Sacadura Cabral citando uma amiga, também na Prova Oral "eu, casar não caso, o que eu não dispenso é que me peçam em casamento...), mas gosto de acreditar que "o para o resto da vida" é possível.

Às vezes, basta crer...