17 fevereiro, 2007

Ignorância ou Dúvida??

Correndo o risco de me tornar repetitiva, vou novamente comentar/argumentar face a uma situação, com base num texto! Chamem-lhe “síndrome de ex. aluna eseana”, mas isto de comentar de boca, sem estar baseada em autores é difícil! Sei que já não estou na ESE e que já tenho direito a opinião própria, mas há vícios que ficam! LOL

Desta vez, e como forma de auto comentar o desafio que lancei aos “imensos” leitores assíduos, deixo-vos com um excerto de um texto que me foi dado na Formação que frequentei recentemente: A Escrita Profissional. Não posso, contudo, indicar o nome do autor, visto que o mesmo não constava nas fotocópias. Posso portanto citar utilizando (APUD Felismina Lourenço):

“Atitudes da Mente Humana face ao Conhecimento

Ignorância, dúvida, opinião, certeza são posições ou atitudes do espírito humano quando tem de pronunciar-se sobre a verdade ou falsidade de uma afirmação, ou acerca dos benefícios ou inconveniente de alguma coisa.
Na Ignorância, a mente humana, porque não dispõe de dados, fica inibida de pronunciar-se.
Na Dúvida, a razão hesita, flutua entre o peso equivalente de argumentos opostos.
Na Opinião, o espírito humano adere a uma das afirmações em confronto, mas permanece inseguro, porque se fundamenta apenas na probabilidade.
N atitude de Certeza, o espírito humano adquire a “consciência da posse da verdade”. Nesta atitude, a verdade surge à pessoa como a evidente conformidade entre a realidade e a inteligência (...)”.

Com base neste excerto, devo então considerar que a ausência de respostas ao meu desafio se prende, ou com a ignorância perante o tema (o que acho difícil, a não ser que eu viva mesmo no fundo do fim do mundo) ou com a Dúvida, se bem que se o problema for a última hipótese, mais uma razão para haver comentários e troca de opiniões e argumentos.

Só assim seremos todos um pouco mais conscientes do mundo e das diferentes vivências que nos rodeiam!

03 fevereiro, 2007

O Quê? Quem? Onde? Quando? Porquê? Como? (Não, não vou falar sobre o lead de uma notícia)

O Quê? Anda por aí uma onda de negativismo e más energias a rodear quem até curte a vida???? O Quê?

Quem é que alguma vez fez passar a ideia às pessoas que o negativismo é uma forma de realismo? Quem?

Onde é que isso aconteceu? Onde é que está uma máquina do tempo para poder voltar atrás e encher essa pessoa de porrada? Onde?

Quando é que as pessoas passam por cima das “verdades” pré-concebidas e olham umas para as outras sem julgar e sem tentar imaginar qual o melhor ângulo para lhes passar por cima? Quando?

Porquê assumir as dores da vida, colocá-las às costas, e fazer com que todos em volta sofram pelo nosso peso auto-assumido, auto-escolhido? Porquê?

Como ultrapassar as situações negativas que se nos afiguram sem magoar os outros, sem culpar todos, desde os que nos são próximos até ao Sr. do café que demora mais do que 3 segundos a atender-nos? Como fazer isso e não sugar as energias positivas que nos rodeiam? Como?

Ora, neste momentos estão vocês, caros 3,5 leitores, a questionar-se igualmente! – “Mas que raio é que esta xinola está para aqui a perguntar... Então e respostas??”

Ora a Xinola, já a antever essas vossas reacções diz-vos assim:

- Não queriam mais nada!!!! Quero é ler as vossas respostas!!!! Já várias pessoas me disseram que não comentam mais no nosso blog, porque nós escrevemos bem demais! Ou seja, colocamos questões, mas respondemos logo de seguida, dando a nossa opinião e, cobrindo todos os buraquinhos possíveis de argumentação!

Portanto, agora quero ver esses comentários a chover e a inundar o fundo do fim do mundo!

Vá não sejam meninoooooooss e meninaaaaaaasss e comentem!!